SantosSaúde

Baixada Santista acata decisão da Anvisa e suspende vacina em grávidas

Órgão federal fez a recomendação para a não imunização de gestantes com comorbidades

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite desta segunda-feira (10), a suspensão imediata da aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. E as cidades da Baixada Santista, acataram a decisão e também irão suspender a vacinação para este grupo.

Em Santos, a Prefeitura explicou que a imunização para as gestantes começaria nesta terça-feira (11). Mas ela não vai acontecer. De acordo com o chefe do Departamento de Atenção Básica (Deab), Cristian Mark Weiser, a cidade suspendeu a vacina também porque não tem doses suficientes para imunizar as gestantes e espera uma nova remessa do Governo do Estado.

Já os outros grupos prioritários, que inclui também as puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias) e pessoas com mais de 18 anos que tenham Síndrome de Down, pacientes em terapia renal substitutiva (diálise) e transplantados, continua no município em 23 policlínicas e em sete postos externos.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que o Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades. Segundo o município, novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa. A vacinação dos outros grupos segue normalmente.

Cubatão

Em um comunicado, a Prefeitura de Cubatão anunciou que também suspendeu a vacinação contra a Covid-19 nas gestantes do município após a recomendação da Anvisa. A vacinação deste grupo teria início nesta terça. A vacinação acontece normalmente para os outros grupos contemplados.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informou que está suspensa temporariamente a vacinação em grávidas e puérperas (mulheres em período pós-parto em até 45 dias). A vacinação para este grupo também iria começar nesta terça-feira. Idosos com mais de 60 anos, profissionais da Educação, pessoas com síndrome de down, transplantados que usam imunossupressores e pacientes em diálise continuam recebendo a dose do imunizante normalmente.

Praia Grande

Praia Grande anunciou a suspensão do início da vacinação nas gestantes e puérperas, previsto para esta terça-feira, devido à falta de doses de outro imunizante para este grupo. A vacinação de outros grupos prioritários segue normalmente no município.

Itanhaém

A Prefeitura de Itanhaém afirmou que ainda não há data prevista para o início da vacinação contra a Covid-19 nas gestantes, por conta da defasagem de doses recebidas pelo município. A cidade segue vacinando os idosos acima de 60 anos e as pessoas portadoras de síndrome de down.

Mongaguá

Em Mongaguá, o atendimento para grávidas, que começaria na quarta-feira (12), foi paralisado. A Diretoria de Saúde está aguardando novas orientações após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Peruíbe

Em Peruíbe, a prefeitura também anunciou a suspensão do início da vacinação nas gestantes, previsto para esta terça-feira, devido à falta de doses de outro imunizante para este grupo. Na cidade, segue a vacinação para idosos com mais de 60 anos e os grupos que estão aptos para receber a segunda dose.

Bertioga

A Secretaria de Saúde de Bertioga informou que está suspensa a vacinação em gestantes com comorbidades no município. A pasta acrescenta que a cidade recebeu imunizantes da Oxford para este grupo e havia um planejamento para iniciar a vacinação nesta terça. Com a suspensão, todas as gestantes estão sendo informadas sobre o cancelamento. Nenhuma moradora pertencente ao grupo recebeu a dose da vacina.

LEIA TAMBÉM

Vacinação da AstraZeneca em gestantes dever ser suspensa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo