SantosSaúde

Santos promove vacina contra o coronavírus em drive-thru

Ela acontece na Arena Santos, mas outros postos de saúde também fazem a imunização

Nesta segunda-feira (24) começou mais uma etapa da vacinação contra o coronavírus em Santos. Além dos 30 locais para a imunização, haverá um posto de drive-thru montado na Arena Santos, localizado na Avenida Rangel Pestana, 184, na Vila Mathias, das 9h às 15h30.

A Prefeitura de Santos explica que o sistema drive-thru voltou a funcionar porque acontece a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Nela, os idosos entre 80 e 89 anos, além dos demais grupos em andamento. De acordo com a prefeitura, além da Arena Santos, os moradores poderão procurar uma das 22 policlínicas, das 8h às 13h, ou um dos oito postos externos, das 8h às 16h.

As doses desse imunizante estarão disponíveis em todos os postos. Já as da CoronaVac, seguem concentradas nos oito posto externos e também nas policlínicas do Bom Retiro, Monte Cabrão e Caruara. Segundo a Prefeitura de Santos, poderão se vacinar com a AstraZeneca, as pessoas com comorbidades, entre 45 e 49 anos, e pessoas com deficiência permanente, também acima de 45 anos, e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, os motoristas de ônibus, incluindo os dos coletivos municipais, os idosos com mais de 60 anos, os transplantados, os pacientes renais em diálise, pessoas com síndrome de down e trabalhadores da saúde (contemplados na portaria da Secretaria de Saúde publicada em 12 de maio), e aqueles que já completaram as 12 semanas da primeira dose desse imunizante também devem receber a vacina.

Documentos necessários

Para receber a vacina, é necessário levar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF. Pessoas com comorbidades, deficiência permanente ou condições específica de saúde devem apresentar de cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até 1 ano atrás. As pessoas com deficiência devem ainda levar comprovante do cadastro no BPC.

Quanto aos motoristas, além de documento com foto, CPF, e comprovante de residência, é preciso levar documento que comprove vínculo com empresa de transporte (holerite ou crachá, por exemplo) e o comprovante impresso de inscrição no site Vacina Já – código QR Code enviado por e-mail pelo Governo do Estado em que conste o município de Santos como local de vacinação.

Aqueles que necessitam tomar a segunda dose, precisam levar o cartão de vacinação da Covid-19, com a primeira dose anotada. Os profissionais da Educação e da Saúde devem apresentar documentação (holerite, por exemplo), que comprove vínculo com o local de trabalho, em Santos. Para os trabalhadores da Educação é exigido ainda, seguindo obrigatoriedade do Estado de São Paulo, o comprovante impresso da inscrição no site Vacina Já (QR Code).

As gestantes devem apresentar o cartão de acompanhamento do pré-natal, e as puérperas, qualquer documento que comprove a gestação ocorrida até 45 dias (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto).

LEIA TAMBÉM

Ministério da Saúde libera 664 leitos de UTI para Covid-19

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo