PortoSantosSaúde

Vacina de trabalhadores portuários começa com ato simbólico

Os ministros da Saúde e da Infraestrutura estiveram no Porto de Santos

De forma simbólica começou a vacinação para os trabalhadores portuários do Porto de Santos nesta quinta-feira (27). Na sede da Santos Port Authority (SPA), os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes deram o pontapé inicial da imunização contra a Covid-19.

O ato começou às 11h quando o presidente da SPA, Fernando Biral abriu o evento. No discurso ele justificou que todos os portuários são linha de frente e mesmo com a pandemia do coronavírus, não pararam um momento para trabalhar nos serviços de exportação e importação. “Com a campanha de vacinação, vamos nos tornar uma muralha e Santos vai ser um ponto de resistência contra esse vírus”, disse Biral.

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), agradeceu a todos as autoridades pelos esforços para antecipar a vacinação da categoria. Ele ressaltou a história de luta da categoria. “Hoje, é um momento histórico de tantas lutas e, essa, é mais uma data marcada no coração e no sangue dos trabalhadores portuários de Santos”, disse o prefeito.

Em seguida, o ministro Marcelo Queiroga explicou que os trabalhadores portuários já estavam contemplados no plano de imunização do Governo Federal, mas foi preciso antecipar a vacinação diante das variantes do vírus. Segundo ele, o compromisso é acelerar a campanha de vacinação para que, até dezembro, todos os brasileiros sejam vacinados.

“A vacina é a esperança, a vacina é a solução, não um problema. O presidente Jair Bolsonaro encaminhou uma medida provisória para o Congresso Nacional. Já temos mais de 600 milhões de doses de vacinas acertadas para que esse compromisso se materialize na prática”, afirmou Queiroga. Segundo ele, nos dois últimos dias, foram distribuídas 6,7 milhões de doses de vacinas para o Brasil. “Somente no estado de São Paulo 1,5 milhão de doses”, disse.

As outras categorias que trabalham no Porto

A vacinação dos portuários continua na terça-feira (1º de junho) quando devem ser contemplados cerca de 21 trabalhadores. Serão vacinados os trabalhadores avulsos, que são ligados ao Ogmo, os funcionários dos terminais e os funcionários das autoridades portuárias. Para a vacinação, será solicitado um documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário.

Questionado sobre a vacinação de outras categorias que também atuam no Porto, como agentes de navegação e práticos, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas Freitas explicou que ainda não há previsão, mas que a intenção é de vacinar todos esses profissionais. “É uma graduação, a gente aos poucos vai chegando a todas as categorias. Por exemplo, temos intenção de vacinar os caminhoneiros. A questão é de acertar essa logística”.

A busca pela inserção no grupo de vacinação

A antecipação da vacinação dos trabalhadores portuários contra a Covid-19 atende às reivindicações feitas por sindicatos de diversas categorias portuárias.

Eles relataram que a imunização da classe, que está trabalhando presencialmente desde o início da pandemia do novo coronavírus, é necessária. Por isso ela deveria ter prioridade no calendário de imunização, assim como trabalhadores da área da Saúde e da Segurança.

Os representantes dos trabalhadores fizeram protestos e chegaram a se reunir com o prefeito de Santos, para pedir o apoio do governo municipal.

Na noite de domingo (23), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que os trabalhadores portuários foram incluídos como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Já na terça-feira (25), o Ministério da Saúde disse que começou a enviar doses para vacinação de mais de 202 mil pessoas desses grupos prioritários em todos os estados e no Distrito Federal.

Já nesta quarta (26), o governador João Doria (PSDB) anunciou que vacinação dos trabalhadores do Porto de Santos acontecerá a partir do dia 1º de junho. Segundo o governo estadual, cerca de 21 mil portuários serão contemplados.

LEIA TAMBÉM

Portuários vão ser vacinados contra a Covid, diz ministro da Infraestrutura

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo