Filhote de baleia é encontrado morto em praia de São Sebastião
As causas da morte ainda estão sendo investigadas


Foi encontrado o corpo de um filhote de baleia jubarte na Praia de Juquehy, em São Sebastião. O animal ainda está no local e deve ser removido nas próximas horas. As causas da morte ainda estão sendo investigadas pelo Projeto Baleia à Vista.
De acordo com o coordenador e pesquisador da entidade, Júlio Cardoso, trata-se de um filhote, tem pouco mais de um ano de vida e mede aproximadamente oito metros. A suspeita é que ele tenha morrido a alguns quilômetros da costa e foi levado pela força das ondas.
O especialista acredita que a baleia jubarte encontrada morta estava migrando para a região do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes durante o inverno.
O corpo do animal ainda não havia sido retirado durante a manhã desta terça-feira. Equipes do Instituto Argonauta tentaram recolher o corpo, mas a maré atrapalhou a operação. Especialistas ainda vão fazer exames na baleia para confirmar a causa da morte.
Ainda de acordo com Júlio Cardoso, o número de baleias passando pela região aumentou e muito comparado a 2020. “Ano passado a gente teve até o dia 31 de maio apenas seis registros de baleias passando pelo Litoral Norte. Neste ano a gente já contabilizou mais de 50 jubartes passando pela região”, informou o pesquisador.
LEIA TAMBÉM