

Santos implantou barreiras sanitárias, com a intenção de desestimular a vinda dos turistas, devido a pandemia do coronavírus. Mas a estratégia parece não ter dado certo, já que nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, as praias ficaram com movimento intenso. O dia foi de sol e temperatura agradável.
A maioria até que acatou a norma do uso da máscara. No entanto, também foi possível ver muita gente sem ela. Além disso, pontos de aglomeração e de distanciamento social puderam ser vistos. Quem descumprir a pena deve pegar uma multa de R$ 300.
Além de Santos, as outras cidades da Baixada Santista também implantaram barreiras sanitárias e outras medidas para controlar a entrada de turistas na região durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Ela começou a ser válida nesta quinta-feira e segue até domingo (6).
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Santos explicou que fez 569 abordagens, das quais 10 foram sobre prática irregular de esporte, 169 sobre uso correto da máscara facial, e duas multas aplicadas pelo não uso do item.
Ainda segundo o município, as praias continuam abertas apenas para a prática de atividades físicas individuais. E, a montagem de guarda-sóis e cadeiras é permitida apenas para os ambulantes autorizados, de acordo com as regras sanitárias vigentes. Para garantir o respeito das medidas, a GCM monitora os 7 km da orla da praia de Santos e os demais pontos de grande fluxo de pessoas na cidade.
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos pede a colaboração de turistas e da população para que sigam as regras de enfretamento da pandemia vigentes, usem máscara facial, higienizem as mãos com álcool gel ou sabão, evitem aglomerações e mantenham o isolamento social. A população pode denunciar irregularidades pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (PM), no caso de grandes aglomerações.
LEIA TAMBÉM
Mais de 70 mil veículos já desceram a Serra em direção ao Litoral