A pandemia acabou? Em São Vicente a roda de samba tem aglomeração
Flagrante ocorreu em um quiosque da praia e a grande maioria não tinha máscara
São Vicente está com 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. A situação é gravíssima. Mas parece que a população vive um ‘mundo paralelo’, onde a pandemia teria acabado. O motivo? Houve um flagrante de uma roda de samba num quiosque da Praia do Itararé, onde as pessoas se aglomeraram e a grande maioria não usava máscara.
Uma pessoa, que não quis se identificar explicou que tudo começou às 15h na orla da Avenida Ayrton Senna da Silva. Ele contou que estes shows ocorrem nos finais de semana e sempre acontecem aglomerações. E mesmo chamando a Guarda Civil Municipal, nada foi resolvido.
“Dessa vez, obstruíram até o calçadão com um palco. Não basta o desrespeito ao distanciamento e a paz dos moradores com música altíssima, ainda bloqueiam a passagem. A GCM foi até o local, viu e deu as costas”, desabafou ele.
Prefeitura
Procurada, a Prefeitura de São Vicente informou por meio de nota que fez durante os quatro dias de feriado prolongado 65 abordagens em diferentes pontos da cidade, inclusive dispersando encontros na praia do Itararé, Parque Prainha e demais locais. Uma força-tarefa foi realizada para inibir qualquer nova possibilidade de aglomeração.
A prefeitura aponta, ainda, que a conscientização é de fundamental importância para reduzir o número de óbitos de uma pandemia que já dura mais de um ano. O morador pode colaborar com o Poder Público denunciando festas e aglomerações de forma anônima no telefone 153 ou pelo Whatsapp (13) 99641-0112.
De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de São Vicente, a cidade chegou a lotação máxima dos leitos disponíveis para os pacientes mais graves com coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José.
Os dez leitos de UTI existentes estão ocupados, além dos 37 leitos de enfermaria, que também chegaram a 100% de sua capacidade. A cidade já soma 16,3 mil casos positivos e 870 óbitos.
São Vicente está, atualmente, na fase de transição do Plano São Paulo, de contenção ao coronavírus. Nesta fase, estabelecimentos comerciais só podem funcionar até 21h, com ocupação máxima de 60% da capacidade total. Além disso, há um toque de recolher obrigatório das 22h às 5h.
LEIA TAMBÉM
Festa com 300 pessoas aglomeradas é flagrada em Campos do Jordão