Seleção Feminina é convocada para as Olimpíadas de Tóquio
Equipe de Pia Sundhage busca o ouro inédito para as mulheres
Nesta sexta-feira (18) aconteceu a convocação da Seleção Brasileira Feminina para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, Japão. A novidade da lista foi a ausência da atacante Cristiane, de 36 anos, que é uma das principais atletas da equipe. Foram chamadas 18 jogadoras e outras quatro que estão na lista de suplência.
Questionada sobre a ausência de Cristiane, que é a maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas, a técnica Pia Sundhage explicou o que motivou a não levar a atleta que defende o Santos.
“Geralmente não comento jogadoras que não estou na convocação porque é quase um insulto àquelas que estão na lista, mas vou responder em respeito à Cristiane. Ela jogou diversas partidas com a seleção, muitos torneios e ela fez muita diferença naquela época. Anteriormente, ela ajudou muito a equipe e hoje eu acredito que existem outras jogadoras que vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol. Temos examinado de perto o futebol que ela tem jogado no clube”, afirmou.
Outra importante ausência sentida na Seleção Feminina foi a meia Andressa Alves. A atleta da Roma jogou 13 dos 18 amistosos disputados. A novidade na convocação foi a meia Duda, do São Paulo, com apenas quatro amistosos disputados com Pia Sundhage.
Sete das 18 convocadas disputarão as Olimpíadas pela primeira vez. São elas: a lateral-esquerda Jucinara, as meias Julia Bianchi, Duda e Adriana, a goleira Letícia e as atacantes Ludmila e Geyse. As três últimas já têm no currículo a participação na última Copa do Mundo, em 2019, na França.
Preparação para as Olimpíadas de Tóquio
Desde que Pia Sundhage assumiu a seleção, em julho de 2019. Neste período, a treinadora sueca de 61 anos, bicampeã olímpica com os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e medalha de prata com a Suécia na Rio-2016, convocou 61 jogadoras para 18 amistosos, em um longo trabalho de observação. Foram 11 vitórias, cinco empate e apenas duas derrotas, para França e Estados Unidos.
A seleção feminina fará um período de treinamento em Portland, nos Estados Unidos, a partir do dia 25 de julho, antes do embarque para o Japão. O Brasil está no Grupo F do torneio feminino de futebol em Tóquio, e vai estrear no dia 21 de julho contra a China, em Miyagi. No dia 24, na mesma cidade, a seleção feminina vai enfrentar a Holanda atual vice-campeã mundial e campeã europeia. A última adversária na fase de grupos será a Zâmbia, dia 27, em Saitama.
Veja a lista
GOLEIRAS
- Bárbara (Avaí/Kindermann)
- Letícia Izidoro (Benfica-POR)
DEFENSORAS
- Poliana (Corinthians)
- Bruna Benites (Internacional)
- Rafaelle (Palmeiras)
- Erika (Corinthians)
- Tamires (Corinthians)
- Jucinara (Levante-ESP)
MEIAS
- Formiga (São Paulo)
- Andressinha (Corinthians)
- Júlia Bianchi (Palmeiras)
- Marta (Orlando Pride-EUA)
- Duda (São Paulo)
- Debinha (North Carolina Courage-EUA)
- Adriana (Corinthians)
ATACANTES
- Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Geyse (Madrid CFF)
SUPLENTES (PARA CASOS DE TROCA POR LESÃO)
- Aline Reis, goleira (Granadilla Tenerife-ESP)
- Andressa Alves, meia (Roma-ITA)
- Letícia Santos, lateral (Eintracht Frankfurt-ALE)
- Giovana Queioz, atacante (Barcelona-ESP)
LEIA TAMBÉM
Seleção Olímpica é convocada e tem veterano Daniel Alves na lista