Esporte

Vôlei: Pela primeira vez o Brasil conquista a Liga das Nações

Seleção começou perdendo para a Polônia, mas reagiu e faturou o título na Itália

Mais um grande título foi conquistado pela Seleção Brasileira de Vôlei. Neste domingo (27), o Brasil bateu a Polônia de virada, na Itália e conquistou pela primeira vez a Liga das Nações. Os brasileiros superaram os poloneses pelo placar de 3 sets a 1, nas parciais de 22/25, 25/23, 25/16 e 25/14. Este foi o principal desafio antes das Olimpíadas de Tóquio, onde o Brasil tentará mais um ouro no vôlei.

A decisão aconteceu em Rimini, na Itália e sobrou emoção e muita tensão. Não a toa, a Seleção da Polônia é forte. Tanto que no primeiro set, o oposto Kurek foi destaque da equipe polonesa e ajudou equipe a bater os brasileiros por 25 a 22.

No segundo set, o Brasil superou os poloneses e neutralizaram os ataques de Kubiek e Leon para empatar, ao fazerem 25 a 23. E depois de um início bem tenso, a Seleção Brasileira contou com os brilhos de Leal, Wallace e Bruninho chegaram a virar a partida e fizeram 25 a 16 rumo ao título da Liga das Nações.

A Polônia tentou voltar ao jogo na marra. Mas, ao contrário de toda a campanha do time europeu até aqui, o forte saque do time não encaixou. Do outro lado, Leal, Wallace e Lucarelli, sob a regência de Bruninho, seguiram tomando conta do ataque. O placar, então, disparou. Um bloqueio de Wallace fez o time abrir 17/12 na conta. Um ace de Lucarelli fez a vantagem subir ainda mais, em 20/13. A vitória veio pouco depois. Wallace, em mais uma pancada, fechou a conta em 25/14.

Destaques e título inédito

Em um jogo quase perfeito, a seleção contou com o brilho da trinca formada por Leal, Wallace e Lucarelli. Bruninho, com talento e vibração, chamou o jogo nos momentos mais complicados e guiou o time à vitória.

Wallace foi o grande nome do jogo. O oposto, em uma fase final perfeita, reconhecida com o título de MVP, terminou a partida com 22 pontos. Leal, com 17, e Lucarelli, com 13, também brilharam no ataque e na recepção do forte saque polonês. Pelos rivais, Kurek fechou a decisão como maior destaque, com 17 pontos.

Este é o primeiro título do Brasil na Liga das Nações. Nas duas edições anteriores, em 2018 e 2019, sequer havia subido ao pódio – terminou em quarto lugar. Maior campeão da história da Liga Mundial, competição que antecedeu a criação da nova Liga, com nove títulos, o Brasil retoma o topo. O último título havia sido em 2010.

Além disso, o título também coroa uma fase de preparação conturbada. Logo no início dos treinamentos, Renan Dal Zotto foi internado após infecção por coronavírus. Ficou mais de um mês internado, intubado durante boa parte do tempo. O técnico, substituído à beira da quadra por Carlos Schawnke, está em fase final de recuperação. Do Brasil, falou com o time todos os dias, orientando em preleções antes das partidas. No retorno ao país, voltará a assumir o comando da seleção antes dos Jogos de Tóquio.

LEIA TAMBÉM

Brasil pega o Equador neste domingo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo