Um tremendo desrespeito e falta de bom senso ocorreu neste sábado (10) em Bertioga. Cerca de 800 pessoas foram flagradas em um evento ocorrido em um bairro nobre da cidade. Além da aglomeração, a grande maioria não usava máscaras. A população reclamou do barulho e do tremendo risco de contágio da Covid-19 que os jovens podem trazer.
Um morador que não quis se identificar contou que a festa clandestina começou a 1h da manhã, na Alameda Juruá, na Riviera de São Lourenço. Ainda segundo ele, a empresa de segurança do bairro planejado tentou bloquear as ruas, para impedir a vinda de pessoas para o evento, por volta das 23h.
Só que pela madrugada, centenas de pessoas se dirigiram a rua com caixas de som e bebidas. Lá eles permaneceram com música alta até o dia amanhecer, por volta das 6h. Além disso, segundo o homem, a Polícia Militar e a empresa particular de segurança do bairro tentaram dispersar o público durante a madrugada. Só que não conseguiram.
O evento foi divulgado nas redes sociais e, durante a semana, estava sendo monitorado por equipes de fiscalização da Prefeitura de Bertioga.
Não foi a primeira vez
Ainda de acordo com o morador, outras aglomerações já foram vistas no bairro nos feriados, mas também em outros finais de semana. Contudo estas ocorrências eram vistas na praia e não na rua. Ele acredita que, além de moradores, estivessem reunidos também diversos turistas que se dirigiram ao município no feriado da Revolução Constitucionalista de 32.
Prefeitura responde
Em nota, a Prefeitura de Bertioga esclareceu que o evento já estava sendo monitorado nas redes sociais e que diversas pessoas foram multadas pelo não uso da máscara. Confira o posicionamento na íntegra:
“A secretaria de Segurança informa que foi realizado uma força-tarefa no bairro Riviera para dispersar a aglomeração que a pasta já estava monitorando durante a semana via redes sociais. Ação aconteceu com equipes da Guarda Civil Municipal, departamentos de Trânsito e Operações Ambientais, vigilância sanitária, conselho tutelar, fiscais ISS, agentes da Cidade, Segurança Riviera com o apoio da Polícia Militar e Civil.
Centenas de pessoas foram dispersadas da faixa de areia, foram aplicadas diversas multas pelo não uso de máscaras faciais, multas e recolhas de veículos e recolhas de caixa de som. A pasta afirma que durante a próxima semana irá oficializar o pedido para reforço do apoio da Polícia Militar por meio da Força Tática na Cidade, além de reiterar o pedido de intervenção jurídica ao Ministério Público para contenção da contaminação da Covid-19.
A secretaria de Segurança ressalta que além da operação no Riviera, haviam bloqueios e força tarefa atuando em outros bairros, como Vicente de Carvalho, Centro e Indaiá“.
LEIA TAMBÉM
Bairro de Santos tem ‘balada’ ao ar livre e muita aglomeração