Mais de mil pessoas são flagradas em festas clandestinas
A força-tarefa de São Vicente atendeu diversas ocorrências


Houve uma força-tarefa em São Vicente. A missão foi combater denúncias de festas e outros eventos clandestinos que provocavam aglomerações neste domingo (11). Ao todo mais de mil pessoas foram encontradas e dispersadas. A grande maioria do público não usava máscara.
Segundo a Prefeitura, as equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Trânsito e Transporte (Setrans) receberam diversas denúncias. Em uma delas, eles souberam que acontecia uma festa em uma residência, localizada na Rua Machado de Assis, no bairro Parque São Vicente, próximo ao canal do Sá Catarina de Moraes. Imediatamente, as autoridades seguiram para o imóvel, onde foi constatado o evento.
No local, os participantes estavam aglomerados e também não faziam o uso de máscara de proteção facial. Diante da situação, os guardas dispersaram as pessoas de dentro da festa, e a Vigilância Sanitária aplicou auto de infração para o imóvel, por descumprir as medidas adotadas pelo município em combate à disseminação do coronavírus.
Ainda no mesmo bairro, por volta das 3h50, um morador denunciou um bar na Rua Alice Machado, onde acontecia uma festa com cerca de 80 pessoas. Elas estavam do lado de fora do estabelecimento, bebendo e barrando a passagem pública. O estabelecimento foi notificado, baseado em novo decreto.
Vila Margarida
Outra ação da equipe integrada, ainda na madrugada deste domingo, ocorreu uma outra festa clandestina com cerca de 350 pessoas, em uma casa alugada na Rua Joaquim Dias Bexiga, na Vila Margarida.
Conforme informado pela prefeitura, o evento contava com DJs, além de um MC famoso na região, que saiu às pressas durante a abordagem da equipe. O locatário da casa foi autuado pela infração de acordo com o decreto que prevê o cumprimento de medidas adotadas pela município em combate a disseminação do coronavírus.
No mesmo bairro, na Rua Monte Castelo, foi encontrado um foco de aglomeração na rua com cerca de 40 pessoas, que foram dispersadas. Já no bairro Beira Mar, um bar estava funcionando fora do horário permitido pelo decreto e reunia cerca de 35 pessoas. O dono foi notificado e os clientes dispersados.
Ocorrência na Náutica 3
Uma outra denúncia fez as equipes se deslocarem até o bairro Náutica 3 e constatarem uma festa clandestina em um estabelecimento na Avenida João Francisco Bensdorp. O dono do local não abriu a porta e, por conta disso, foi multado, novamente, por obstrução.
A multa para quem descumprir as medidas pode ir de R$ 500 a R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde de São Vicente, para custeio de insumos, EPIs e medicamentos para o combate à Covid-19.
As denúncias sobre estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as medidas de segurança podem ser feitas diretamente à Secinp, pelo número (13) 99731-2624. Os moradores também podem denunciar à GCM pelo 153 ou WhatsApp (13) 99641-0112.
LEIA TAMBÉM