

A vacinação contra a Covid-19 está trazendo resultados de queda de casos, internações e mortes em São Paulo. Por isso já começam as discussões sobre a retomada de eventos com públicos. Para isso, o Governo de São Paulo vai realizar nesta quarta (21) e quinta (22), um evento-teste em Santos.
Denominada de Expo Retomada, é uma ação onde empresas irão participar e poderão receber até 1,5 mil pessoas. Ao todo serão 30 eventos dentro do calendário elaborado pelo Governo do Estado e os participantes serão acompanhados em um período de 2 semanas para que os especialistas vejam se há ou não contágio de coronavírus.
Todas as empresas e idealizadores terão de demonstrar os protocolos de segurança e inovações. Algumas medidas, segundo a organização, serão aplicadas do início ao fim da montagem do evento. Elas serão seguidas pelos funcionários e participantes da exposição. Os protocolos sanitários foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, de São Paulo.
Veja quais são os protocolos:
- Testagem rápida da Covid-19 na entrada
- Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
- Acesso controlado por QR Code, sem necessidade de intervenção humana
- Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
- Corredores mais largos para garantir o distanciamento
- Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas
O evento acontece no Santos Convention Center, das 11h às 17h, e espera receber 750 visitantes por dia, e até 1,5 mil visitantes no total.
Os participantes precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade alegando, entre outras coisas, não ter nenhuma comorbidade. Eles tiveram que se credenciar para receber um QR code e ter acesso à exposição. Todos os participantes também passam por testagem rápida obrigatória para identificar possível contaminação por Covid-19.
As secretarias de Saúde de Santos e do Estado de São Paulo irão monitorar todos os participantes para identificar eventuais contágios por duas semanas. Os agentes de saúde enviarão mensagens de texto e ligarão para as pessoas para obter informações sobre eventuais contágios. O monitoramento também poderá ser feito dentro dos aplicativos de compra dos ingressos.
LEIA TAMBÉM



