SantosSaúde

Principal hospital de Santos destaca a transparência no enfrentamento do coronavírus

Com trabalho intenso, número de internações e mortes caem

A cidade de Santos está com a menor taxa de internação de pacientes com coronavírus neste ano. A média atual nos leitos de UTI é de 34% e apresenta tendência de queda. Boa parte das internações ocorreu na Santa Casa, que graças a um tratamento e medidas específicas contra a doença, também está com quedas de novos pacientes internados. Além disso, nesta semana houveram dias seguido sem registros de mortes.

Por ser o principal hospital de Santos e da Baixada Santista, grande parte dos leitos de enfermaria e de UTI eram instalados na Santa Casa. Por isso era necessário oferecer uma estrutura suficiente para atender toda a demanda dos enfermos. Além disso, o complexo hospitalar se comprometeu a fazer um boletim diário.

Segundo o hospital, os meses mais críticos de internações no ano de 2020 ocorreram nos meses de maio e junho. As médias eram de 99 e 104 internados por dia. A Santa Casa era a base para que o poder público fizesse uma análise sobre o cenário da pandemia em Santos. Por isso, mês de novembro de 2020 foi emitido uma nota alertando sobre novo aumento de casos.

Isso se confirmou no mês de março de 2021, quando os números voltaram a subir, com picos que superaram o ano de 2020. Houveram o registro das médias de 107 internados por dia no mês de abril, e 112 internados diários no mês de maio.

Créditos: Divulgação/Santa Casa.

Dados importantes para medidas de proteção

Foi por meio do acompanhamento destes dados, que os médicos, em conjunto com as autoridades e especialistas da Saúde da cidade foram determinantes para as ações planejadas e organizadas por meio de reuniões diárias com as equipes envolvidas, que garantiram preparo de unidades aparelhadas, insumos, e assistência integral de todos os pacientes.

Graças a isso, somente na Santa Casa de Santos, mais de 3 mil vidas foram recuperadas. Vale lembrar que a Santa Casa é o único hospital da região com retaguarda de diálise, recurso essencial para os pacientes mais graves.

LEIA TAMBÉM

Guarujá chega a uma semana sem sepultamentos de vítimas da Covid-19

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo