ObrasSantos

Zona Noroeste recebe obras de implantação de estação e comporta

Serviço promete uma maior eficácia contra os alagamentos

Há décadas que os moradores da Zona Noroeste de Santos sofrem com os crônicos alagamentos provocados pelas chuvas e a maré alta. Mas esta situação pode ter um final feliz. A Prefeitura de Santos começa a implantar uma estação elevatória e uma comporta. Também haverá um canal próximo da Avenida Haroldo de Camargo.

A administração informa que a estação elevatória será construída em parte do mangue que já foi aterrada com recursos de empréstimo do Banco Mundial. Terá três bombas de sucção de 2m³ por segundo cada, com vazão total de 6m³ por segundo, a diesel, para funcionar mesmo durante as tempestades. Isso significa que a cada segundo o volume de seis caixas d’água de mil litros serão sugadas pelas bombas.

Para conter todo o lixo que é levado com a chuva, o que provoca entupimentos no sistema e dano ambiental, a estação elevatória contará com um dispositivo no canal de deságue. Serão implantados cestos e grades para reter o lixo, em ambos os lados das comportas, todos em aço inox 316L (aço cirúrgico), que não enferruja, garantindo a durabilidade por mais de cem anos.

O engenheiro Marcio Lara, gerente do Santos Novos Tempos, destaca a importância da EEC7 Haroldo de Camargo para os moradores da Zona Noroeste. “O sistema de macrodrenagem projetado com galerias, canais, comportas e estações elevatórias evitará alagamentos por marés mais altas e chuvas intensas nas áreas que estão abaixo destes níveis”.

Prazo

A obra deverá ficar pronta em até 24 meses após a emissão da ordem de serviço. Contará com equipe técnica formada por engenheiros civis com larga experiência em obras de macrodrenagem. A responsabilidade é da coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, pasta que gerenciará a intervenção.

“O Programa Santos Novos Tempos é composto por um conjunto de ações que envolvem pavimentação e abertura de vias, construção e desobstrução de galerias, drenagem de canais, construção de estações elevatórias e dos piscinões, assim como de conjuntos habitacionais. É um programa que pensa a urbanização da Zona Noroeste de forma ampla”, explica o prefeito Rogério Santos.

Saiba como será o funcionamento do sistema

O sistema contra alagamentos vai funcionar da seguinte forma. Nas marés baixas, com as comportas abertas, as águas de chuva escoam por gravidade para o Rio dos Bugres. Já em casos de marés mais altas, as comportas fecharão automaticamente, evitando alagamentos nos bairros.

Em caso de chuva forte, caso as comportas estiverem fechadas, as águas da galeria serão desviadas para reservatório de acumulação sob a casa de bombas, que serão ligadas gradativamente. O sistema provocará a elevação das águas no reservatório para que sejam transferidas para o Rio dos Bugres em posição logo após as comportas.

LEIA TAMBÉM

Praia Grande pede ajuda do Governo Federal para retomar obras habitacionais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo