Um homem, de 26 anos, foi preso em flagrante por guardas municipais, na madrugada deste sábado (14), após furtar o Museu do Surfe, localizado na Avenida Presidente Wilson, no bairro José Menino, em Santos. De acordo com o idealizador do museu, Diniz Iozzi, o local também foi vandalizado.
Segundo a Polícia Civil, os agentes realizavam patrulhamento pela região do Emissário do José Menino quando viram o autor carregando um micro-ondas. sendo que, ao perceber a equipe, empreendeu fuga.
Em seguida, a polícia afirma que o homem foi capturado e confessou o furto, o qual também resultou na danificação de algumas portas do local. O criminoso foi preso em flagrante e o equipamento apreendido para ser restituído.
“A estrutura do museu foi depredada, todas as portas da sala foram quebradas. Só nessa quinzena de agosto, na primeira semana furtaram a escola de surfe, cinco dias depois furtaram a torre do salva-vidas, e agora teve o ocorrido no museu. Santos foi onde começou o surfe no Brasil, então ocorrer um fato desse em um acervo público municipal do surfe, decai em como cuidamos da nossa história, da história de todo um país, já que o esporte começou aqui. Se gente perder essas coisas, perdemos história”, destaca o idealizador do museu.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos como furto qualificado (com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa) e o autor, após ser indiciado, encaminhado ao cárcere, permanecendo à disposição da Justiça.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos confirma que a Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou itens retirados do Museu do Surfe de Santos durante uma tentativa de furto ao equipamento. Segundo a administração, na madrugada deste sábado, a equipe da GCM que faz a segurança 24h do Parque Municipal Roberto Mário Santini identificou um homem em atitude suspeita – carregando um micro-ondas – nas imediações do museu.
Conforme a prefeitura, o suspeito, que tinha um ferimento no pé, foi levado pelos GCMs para receber atendimento médico e, na sequência, foi encaminhado à delegacia. Ao vistoriar o museu, a GCM encontrou um bebedouro e duas pranchas de surfe abandonados na área externa do equipamento pelo suspeito durante a tentativa de furto. Também foi verificado que o mesmo revirou objetos e danificou duas portas, que serão consertadas. De acordo com o município, todos os itens foram recuperados.
LEIA TAMBÉM
Guarujá castra 14 animais de rua e disponibiliza para adoção