Palmeiras passeia sobre o São Paulo e chega à semifinal da Libertadores
Pela primeira vez o Verdão elimina o Tricolor na competição sul-americana


Quem aguardava um jogo amarrado ficou surpreso com o que viu nesta terça-feira (17) no Allianz Parque, pelas quartas de final da Libertadores da América. O Palmeiras não teve dificuldades ao vencer o São Paulo por 3 a 0 e avançou à semifinal. Além disso é a primeira vez que o Verdão que elimina o Tricolor na competição sul-americana.
O técnico Hernán Crespo surpreendeu ao deixar no banco de reservas o meia Benítez, principal jogador do São Paulo e optou por Vítor Bueno. Acabou pagando caro pela escolha. No primeiro tempo o Palmeiras começou pressionando o São Paulo no campo de ataque e conseguiu abrir o placar logo no início. Aos 10 minutos, Arboleda perdeu a bola no campo de ataque, Zé Rafael arrancou em velocidade, venceu Daniel Alves e rolou para Raphael Veiga abrir o placar: 1 a 0.
O Tricolor passou a melhorar o desempenho em campo e chegou a ter mais domínio de posse de bola. Mas não conseguia sair para o ataque. Melhor para a equipe do técnico Abel Ferreira, que teve mais Êxitos nos contra-ataques, especialmente com a dupla Dudu e Rony. As melhores chances são-paulinas vieram com Rodrigo Nestor e com Gabriel Sara, onde a bola passou perto. O Alviverde ainda quase ampliou o placar com Rony e Veiga.
Segundo tempo
Veio o segundo tempo e precisando empatar, o técnico Hernán Crespo promoveu uma mudança no São Paulo. Mas não era a entrada de Benítez e sim Rojas no lugar de Luan. O Tricolor até que buscou explorar o lado direito para buscar uma reação. Mas era o Palmeiras quem era mais perigoso.
A melhor chance são-paulina veio com Pablo que recebeu belo passe de Rigoni, mas chutou pra fora. Aí o Verdão não perdoou. Dudu anotou um golaço após sobra na entrada da área, e Patrick de Paula aproveitou saída de bola errada do rival e chutou sem chances para Volpi. Com 3 a 0 contra, o São Paulo jogou a toalha e perdeu a cabeça: Vitor Bueno acabou expulso após entrada dura em Gustavo Gómez.
O Palmeiras jamais havia vencido o São Paulo na Libertadores. Foram nove jogos até a noite desta terça. Além disso, foi sempre eliminado quando os clubes se cruzaram, nas oitavas de final em 1994, 2005 e 2006.
Agora nas quartas, o Verdão fez valer seu status de atual campeão da Libertadores e fez o resultado de que precisava em casa. Foi também a primeira vitória de Abel Ferreira sobre Hernán Crespo: eram duas derrotas e três empates até este jogo. E ainda a primeira vitória palmeirense no Choque-Rei desde outubro de 2019.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, em jogos da 17ª rodada do Brasileirão. O Palmeiras recebe o Cuiabá às 11h, no Allianz Parque, enquanto o São Paulo visita o Sport na Ilha do Retiro, às 20h30.
LEIA TAMBÉM
Libertadores: Palmeiras e São Paulo decidem vaga na semifinal