Ilha CompridaMeio Ambiente

Raia gigante é encontrada morta em Ilha Comprida

Animal estava na faixa de areia e as causas da morte são investigadas

Uma raia manta (Mobula birostris), ou raia gigante, de 5 metros de comprimento foi encontrada morta em uma praia de Ilha Comprida. De acordo com a prefeitura, ainda não se sabe a causa do óbito da raia. No entanto, técnicos vão colher amostras do animal neste domingo (22) para necropsia.

A raia gigante foi achada na região da Ponta da Praia, em Ilha Comprida. Os banhistas e caminhantes que passavam pelo local ficaram impressionados com o tamanho. Tanto que pararam para tirar fotos e fazer vídeos da raia. Técnicos do Instituto de Pesquisas de Cananéia (Ipec) foram ao local. Mas eles não conseguiram realizar a necropsia, devido ao peso do animal e das condições da maré. Eles devem voltar ao local no domingo.

A bióloga Daniela Peitl, da Divisão de Meio Ambiente de Ilha Comprida, afirmou que o município aguarda a liberação da raia pelo Ipec para poder enterrá-la. A raia gigante foi encontrada por um morador, que acionou uma ONG que, por sua vez, comunicou o Ipec, que atua na região.

Conheça a raia gigante

De acordo com a ONG Mantas do Brasil, esta espécie de raia é uma das maiores do mundo, podendo alcançar 8 metros de envergadura e pesar mais de 2 toneladas. A raia manta é veloz e não possui ferrão ou espinho. Apesar de serem animais de vida longa, podendo viver mais de 40 anos, têm expectativa média de vida em torno dos 20 anos.

Ainda segundo a ONG, desde 2011, a espécie está classificada como vulnerável à extinção na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), em razão de sua lenta capacidade reprodutiva, pesca excessiva e captura acidental por redes de emalhe e espinhéis.

Em 2013, foi aceita uma proposta feita pelo Brasil e Equador, e classificada pelos países signatários da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) como proibição total de comércio internacional de partes ou derivados do animal.

LEIA TAMBÉM

Pinguim-de-magalhães fica à vontade com banhistas em São Sebastião

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo