PolíciaUbatuba

Munícipe denuncia vandalismo em Parque Estadual de Ubatuba

Placa de identificação do Parque Estadual da Serra do Mar de Ubatuba foi retirada e destruída.

Um internauta, morador de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, usou as redes sociais na quarta-feira (25) para denunciar um ato de vandalismo.

Na publicação, ele afirma que a placa de identificação do Parque Estadual da Serra do Mar Picinguaba, na estrada do Monte Valério, foi retirada e destruída.

Segundo ele a foto foi feita há três semanas. “Que povo é esse que está vindo morar aqui? Ubatuba precisa de um controle populacional com urgência. Somos a maior reserva de Mata Atlântica do mundo. Uma cidade rica em história e cultura sendo devorada por grileiros, bandidos e corruptos”, escreveu.

Parque Estadual

Criado em 1979, a partir da incorporação da Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual, área do município de Ubatuba.

Desta forma, restingas, manguezais, praias e costões rochosos passaram a fazer parte do cenário protegido do Parque Estadual Serra do Mar.

Atualmente, este núcleo contempla uma área de 47.500,  abrangendo 80% do território total do município.

Localizado na Região Hidrográfica da Vertente Litorânea, conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias, na região norte de Ubatuba: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury.

Além da riqueza natural, o núcleo tem como uma de suas principais características, a presença de comunidades tradicionais como a Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, onde ainda é possível vivenciar as culturas tradicionais caiçara e quilombola, seus estreitos laços com a mata e o mar e a busca da sustentabilidade por meio do turismo.

O Núcleo Picinguaba ainda faz parte do Mosaico Bocaina, conjunto de áreas protegidas Estaduais e Federais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região da Baía da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, que objetiva a integração de ações para a conservação ambiental e fortalecimento institucional e cultural, deste que é um dos mais belos cenários do planeta.

LEIA TAMBÉM

Criança com paralisia é abandonada em ponto de ônibus em Mongaguá

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo