A prefeitura de Bertioga assinou nesta sexta-feira (27) um convênio com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) para oferecer estágio e aulas práticas em ambiente hospitalar a partir de 2022.
Com o acordo a cidade recebe estudantes de medicina para estagiar nas unidades municipais.
A atuação do convênio abrange as seguintes práticas: clínica médica, clínica cirúrgica, saúde mental, pediatria, urgência e emergência.
De acordo com a secretária de Saúde, Janice Santos, as atividades acadêmicas direcionadas ao ambiente hospitalar somarão para qualificar ainda mais o atendimento na cidade.
“Com certeza fomentará as equipes multidisciplinares do nosso hospital em novas práticas metodológicas, impactando diretamente na qualidade do serviço ao munícipe”, afirmou Janice.
A contrapartida será discutida em conjunto com a Unoeste e a prefeitura de Bertioga. Com a possibilidade de disponibilizar aos profissionais de saúde do munícipio cursos, parcerias, pós-graduação, capacitações, realização de projetos de pesquisa. Parceria para residência médica, aquisição de equipamentos e até realização de reformas.
Além disso, os munícipes que aderirem à cota social, atenderem às condições sociais, como renda mínima, e passarem no vestibular poderão concorrer à bolsa de estudos de 100% no curso de medicina.
Sobre a Unoeste
A Universidade do Oeste Paulista nasceu em Presidente Prudente em 1972, quando foi criada a primeira faculdade da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), a Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente).
Em 1987, o campus II foi inaugurado, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas.
Neste mesmo ano, a Unoeste foi credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) como universidade, e despontavam pavilhões, clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômicos e zootécnicos e demais áreas destinadas ao ensino superior, à pesquisa científica e à prática constante da cidadania.
Por isso, a Unoeste é a única instituição de ensino superior particular do Oeste Paulista com este título. Além de Prudente, a Universidade possui campi em Jaú e Guarujá.
No litoral paulista, a graduação médica teve início em março de 2019 em pavimento no Hospital Santo Amaro, com salas de aula, biblioteca, departamentos administrativos e laboratórios específicos, dentre eles: microscopia, morfofuncional, bioquímica, fisiologia/biofísica, farmacologia, informática, além de habilidades e simulação.
LEIA TAMBÉM
Caminhão tenta entrar com celulares escondidos em penitenciária de São Vicente