Mundo

Depois de 20 anos, Estados Unidos retiram as tropas do Afeganistão

Desde 2001 que o país era ocupado pelos americanos em razão das guerras

Nesta segunda-feira, as tropas dos Estados Unidos deixaram o Afeganistão. Os militares americanos, aliados, diplomatas e colaboradores tiveram de sair após determinação do Talibã. Dessa forma eles cumpriram o prazo estipulado da retirada até o dia 31 de agosto. Dessa forma terminou a ocupação mais longa da história americana, com os últimos voos realizados no Aeroporto Internacional de Cabul.

O presidente americano, Joe Biden, disse em um comunicado que a missão de retirada encerrou duas décadas de presença militar dos EUA no Afeganistão e fez uma homenagem aos 13 soldados mortos em um atentado terrorista no aeroporto de Cabul na semana passada. Assim, termina uma missão que já durava 20 anos.

“[A missão foi concluída] nas primeiras horas de 31 de agosto, horário de Cabul, e mais nenhum americano irá perder sua vida”, disse o presidente.

Ainda está previsto um pronunciamento na terça-feira (31). Biden dará a explicação de não estender a retirada das tropas para além do prazo estabelecido. Contudo ele afirmou que a comunidade internacional espera que o Talibã cumpra com o compromisso de permitir a saída daqueles que queiram deixar o país.

O chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares na região, general Frank McKenzie, disse em entrevista coletiva que o embaixador americano em Cabul embarcou, na segunda, no último voo a deixar o aeroporto internacional da capital afegã.

A volta do Talibã

O Talibã voltou ao poder em 15 de agosto e tomou o controle do aeroporto, que estava sob comando dos Estados Unidos desde a queda do governo afegão para os extremistas. Em uma rede social, um porta-voz do grupo anunciou o fim da ocupação e celebrou o que chamou de “independência”.

“O último ocupante americano se retirou do aeroporto de Cabul às 12h e o nosso país ganhou a sua total independência”, escreveu o porta-voz no Twitter.

Segundo o Pentágono, mais de 120 mil americanos foram retirados do Afeganistão nas últimas duas semanas. Cerca de 500 cidadãos optaram por se manter no país. Mais cedo, o sistema de defesa antimísseis dos EUA interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul. O ataque não interrompeu os últimos voos de retirada.

LEIA TAMBÉM

Sobe para 92 o número de mortos em atentado no aeroporto do Afeganistão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo