

Uma equipe de jornalistas da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, foi ofendida por um homem em Guarujá, na noite desta sexta-feira. Além disso, o homem, identificado como Armando Izzo, chegou a bater contra a câmera de um repórter cinematográfico, que conseguiu gravar toda a ação.
A repórter Thaís Rozo, da TV Tribuna, relata que a equipe estava fazendo a cobertura da chegada do presidente. No momento das ofensas, estava indo para a frente do Forte dos Andradas, local de estadia do presidente, para gravar.
“Esse senhor estava na porta [do Forte dos Andradas], e quando viu que éramos da imprensa, falou que, se fosse a Globo, não iria deixar gravar. Quando ele virou para o lado, viu nosso microfone e começou a gritar que éramos lixo. E todo o resto que dá para ouvir no vídeo. Estamos trabalhando, fazendo o nosso melhor para informar a população, e temos ainda que ouvir coisas assim. É um absurdo e uma situação horrível. Além de tudo, ele nos ameaçou, disse que tinha bala e iria voltar para ‘dar bala’ na gente. Precisamos de respeito”, desabafa.
Sindicato dos Jornalistas
“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo [SJSP] repudia as agressões sofridas pelos jornalistas que estavam na cobertura da chegada do presidente Jair Bolsonaro a Guarujá, na noite desta sexta-feira, dia 8.
No dia em que o trabalho primordial da imprensa foi reconhecido e premiado com o Prêmio Nobel da Paz, um homem identificado como Armando Izzo agrediu o repórter cinematográfico Helio Oliveira. Com um tapa em seu equipamento e agrediu, com xingamentos, os jornalistas que estavam no cumprimento de seu dever profissional.
Tal postura tem como exemplo as costumeiras agressões do presidente da República aos jornalistas. Demonstrando um total desrespeito à liberdade de imprensa e aos profissionais, que têm como missão informar e zelar pela transparência no poder público.
O caso foi levado ao diretor da Polícia Civil da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Manoel Gatto, que declarou que irá lavrar o boletim de ocorrência na segunda-feira (11).
O SJSP considera o ataque aos jornalistas um atentado à democracia e ao direito fundamental do cidadão à informação, acompanhará o desenrolar do caso e cobrará das autoridades uma atitude enérgica contra esse tipo de agressão”.