A Operação Ferro-Velho, realizada pela Prefeitura de Santos, em parceria com órgãos municipais, flagrou nesta sexta-feira (22) um furto de água em um ferro-velho no bairro Embaré. Segundo a equipe, um agente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) localizou um registro falso no hidrômetro, o que ocasionou o flagrante.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um empresário de 41 anos é investigado como responsável pelo desvio de água. A pasta pontua que o estabelecimento utilizava um by pass, dispositivo que impede a contagem do registro de consumo de água. Por isso, ele não pagava o valor correto nas contas da Sabesp.
Conforme informado pela polícia, o comércio onde o furto foi localizado será submetido a perícia. O caso foi registrado como furto no 3° Distrito Policial de Santos, que investiga os fatos.
Operação Ferro-Velho
A Operação Ferro-Velho é realizada pela Prefeitura de Santos em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Sabesp, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outros órgãos fiscalizadores municipais. O objetivo da força-tarefa é fiscalizar ferros-velhos da cidade, devido ao alto índice de crimes como furtos e desvios. Em 2021, 15 comércios já foram embargados pela operação.