
Um grupo de 40 pessoas sonhava com uma viagem de cruzeiro. Tudo estava resolvido, mas o sonho virou pesadelo de última hora já no Porto de Santos. As cabines onde elas ficariam foram canceladas horas antes da viagem. O cruzeiro teria como grande atração o show de Zezé Di Camargo e Luciano, mas para as dezenas de pessoas que tiveram a viagem cancelada, a frustração tomou conta.
De acordo com a produtora responsável pela venda de pacotes, o motivo do cancelamento foi porque devido a determinação de ocupação de somente 75% da embarcação.
A temporada de cruzeiros marítimos foi aberta no último dia 5, após Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir uma resolução com os critérios que devem ser seguidos pelos navios. Dentre elas, a imunização completa dos passageiros e tripulantes, teste de Covid-19 negativado, e a limitação da capacidade dos navios.
O cruzeiro deste domingo, com destino a Búzios, no Rio de Janeiro, tem como principal atração a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que celebra os 30 anos de carreira, conforme divulgado nas redes sociais dos sertanejos. Muitos passageiros que não puderam embarcar haviam comprado os pacotes com a PromoAção, produtora de cruzeiros temáticos que fez uma parceria com a dupla para promover o navio.
Passageiros relataram que receberam o e-mail notificando o cancelamento na noite de sábado (13), mas outros só souberam quando chegaram ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), neste domingo.

MSC
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que esse cruzeiro foi fretado por uma empresa de produção de eventos musicais. Sendo assim, a comercialização de cabines, divulgação, gestão das reservas, bem como a prestação de informações e de orientações aos clientes sobre os requisitos de embarque e o programa do cruzeiro é de responsabilidade da empresa fretadora.
A empresa ainda reforça que o protocolo de saúde e segurança para a temporada 2021/2022 foi definido pelas autoridades sanitárias e de saúde nacionais e aprovado no dia 29 de outubro, e entre as medidas estão: a vacinação completa, apresentação de teste negativo para a Covid-19 e ocupação reduzida a 75% da capacidade do total de hóspedes.
PromoAção
Já a empresa PromoAção, responsável pelo fretamento, alegou que após determinação da Anvisa para redução da capacidade dos navios, buscou incansavelmente alternativas para impactar o menor número possível de passageiros, e que no sábado (14), as véspera do embarque, após esgotadas todas as possibilidades de readequação, cerca de 250 passageiros foram informados de que não poderiam embarcar devido às condições de redução do navio por telefone ou e-mail.
Ainda conforme a empresa fretadora, os passageiros que entraram em contato com foram informados de que, por conta e risco, poderiam ir até o Porto de Santos e aguardar por desistências. Pouco depois das 21h30, a empresa informou que conseguiu embarcar 150 passageiros e que as pessoas que não puderam entrar no navio vão receber toda assistência por parte da empresa.
Além disso, conforme informou a PromoAção, os passageiros poderão escolher a cabine equivalente em outro navio da temporada, carta de crédito para utilização em 2022 ou, reembolso do valor da cabine no menor prazo possível. A empresa afirma que que lamenta pelo ocorrido.
LEIA TAMBÉM
Navio MSC Preziosa embarca os primeiros passageiros da temporada de cruzeiros