
Uma mulher de 51 cometeu um ato covarde e sem justificativa contra a própria mãe, em Mongaguá. Ela agrediu e ainda realizou outros maus tratos contra a idosa de 73 anos no Balneário Plataforma I. A Polícia Civil foi até o local e prendeu a acusada.
Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu nessa quinta-feira (18), quando policiais da Delegacia Sede de Mongaguá estiveram trabalhando na ‘Operação Vetus II’, que combate os crimes de violência contra o idoso. A equipe foi informada e foi até à Rua Francisco Fernandes Pires verificar a ocorrência.

Ao chegarem na casa, os policiais constataram a prática de maus tratos contra a própria mãe, que é uma idosa de 73 anos. Lá eles constataram que a vítima vivia em péssimas condições de higiene. De acordo com a Polícia Civil, a residência estava alagada e com fezes de animais espalhadas pelo chão. Eles descobriram que quando a filha da vítima sai de casa, a mãe passa a pedir alimentos aos vizinhos, alegando estar com fome.
Ainda segundo a Polícia Civil, a mulher possui a curatela da mãe desde 2019, faz uso de remédios controlados. Mas quando entra em surto, tem o costume de colocar fogo na rua, fica violenta e passa a agredir a idosa, a puxando pelo braço.
Na verificação, os policiais identificaram hematomas visíveis nos braços e na face. Questionada, a idosa relatou que sofre inúmeras agressões e maus tratos, tendo a filha, inclusive, se apropriado da pensão mensal. A mulher foi encontrada e presa em flagrante pela prática dos crimes previstos na Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso), por expor a perigo a integridade e saúde da vítima e apropriar-se de seus bens.
Entenda a operação
A Operação Vetus II teve início no dia 15 de outubro e finalizou na tarde de ontem. Foram feitas ações coordenadas das forças policiais de todos os Estados e do Distrito Federal. Na área afeta do Deinter6 de Santos foram presas/apreendidas 16 pessoas e atendidas 524 vítimas. No total, 468 boletins de ocorrências foram registrados, 155 denúncias foram apuradas e 12 medidas protetivas cumpridas.
LEIA TAMBÉM
Agendamento para perícia médica do INSS termina nesta sexta