Palmeiras e Flamengo decidem quem será o rei da Libertadores da América
O campeão irá igualar o número de conquistas de São Paulo, Santos e Grêmio
Chegou o tão aguardado dia 27 de novembro de 2021. O dia em que a América irá conhecer o novo campeão da Libertadores. E a decisão só podia ser entre os dois clubes que vem obtendo a hegemonia no continente nos últimos dois anos: Palmeiras e Flamengo. O estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, promete explodir e ser o palco de um jogo épico. O jogo ocorre às 17h e em caso de empate haverá prorrogação. Persistindo, a final será nos pênaltis.
Ao menos é o que palmeirenses, flamenguistas e o fã do futebol em si aguarda. Em solo brasileiro, o Verdão e o Rubro-Negro são protagonistas desde 2015 com conquistas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil e da própria Libertadores da América. A rivalidade entre ambos se aflorou ainda mais devido a tantos confrontos decisivos.
Embora a vantagem nos últimos confrontos seja do Flamengo. Especialmente com o bicampeonato do Brasileirão em 2019 e 2020 e a final da Supercopa do Brasil, vencida justamente em cima do Palmeiras. Por outro lado o Verdão leva vantagem em decisões de mata mata.
No histórico de duelos decisivos, o Verdão levou a melhor na final da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1942, nas quartas da Copa do Brasil de 1999 e nas semis da Copa dos Campeões de 2000; o Rubro-negro ganhou na semi da Copa do Brasil de 1997, na final da Mercosul de 1999 e na decisão da Supercopa de 2021.
Escalações
No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira trabalhou para deixar o elenco o mais inteiro possível fisicamente e não há jogadores lesionados. Felipe Melo, recuperado de dores no joelho direito, chegou a ser dúvida, mas se colocou à disposição e ouviu do treinador que será utilizado. Só não se sabe ainda se desde o início. O capitão é peça importante no esquema do português (Danilo é opção). Marcos Rocha, suspenso, deve dar lugar a Mayke.
Assim a provável escalação deve ser de Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.
Enquanto isso, no Flamengo, após diversos problemas de desfalque, enfim o técnico Renato Gaúcho terá todos os titulares à disposição. São três jogadores diferentes em relação ao time escalado em 2019, na decisão de Lima: Isla no lugar de Rafinha, David Luiz no de Pablo Marí, e Andreas Pereira na vaga de Gerson.
O Flamengo deve ir a campo com Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
LEIA TAMBÉM