sem

Mulheres sofrem cada vez mais com a fibromialgia

O melhor tratamento é a hidromassagem

Doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, a Síndrome Fibromiálgica é considerada hoje a segunda desordem reumatológica mais frequente, com prevalência de 2,5%, sendo que cerca de 90% de indivíduos afetados são mulheres em idade produtiva (35 a 60 anos).

Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. E o tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. Outro tratamento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos é o da hidroterapia, incluindo os banhos terapêuticos, como os de hidromassagem.

De acordo com o CEO da empresa Riolax, Rodrigo  borges, as principais causas da fibromialgia é a a dor e a falta de sono. A consequência é que elas podem aumentar ainda mais o estresse piorando os sintomas. Por isso o banho quente em uma banheira de hidromassagem pode relaxar os músculos tensos, ajudando inclusive as pessoas a se mover com mais facilidade. “O calor e a humidade podem aumentar a endorfina, hormônio que bloqueia os sinais de dor e ajuda a dormir mais profundamente”.

Créditos: Divulgação/Riolax

Os principais sintomas da fibromialgia são dores em várias partes do corpo, sensibilidade ao frio, tristeza, fadiga e tonteiras, entre outros. O tratamento é individualizado e geralmente utiliza-se medicamentos, prática regular de exercício físico, além de protocolos que incluem acupuntura, RPG e pilates terapêutico.

Eficácia da hidromassagem

Acredita-se também que os exercícios físicos em água quente podem ser eficazes. Um amplo estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science – intitulado “Os efeitos do exercício aquático, isométrico força-alongamento e aeróbico em parâmetros físicos e psicológicos de pacientes do sexo feminino com síndrome da fibromialgia” – revela que exercícios aquáticos aeróbicos oferecem benefícios terapêuticos superiores no tratamento da fibromialgia.

Segundo os pesquisadores, o motivo está ligado à ausência da força de impacto sobre as articulações durante os exercícios na água. A conclusão do estudo é que a hidroterapia é, de fato, mais eficaz e ajuda a devolver a qualidade de vida perdida para pacientes com fibromialgia.

LEIA TAMBÉM

O corpo ‘fala’ como está a saúde física e mental

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo