PortoSantosSaúdeTurismo

Navio Costa Diadema tem viagem suspensa e vai voltar ao Porto de Santos

Quase 70 casos de coronavírus foram confirmados dentro do cruzeiro

Nesta sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu as viagens do navio Costa Diadema. Ele estava ancorado no Porto de Salvador, na Bahia, quando foram diagnosticados 68 casos de coronavírus. Dessa forma, ele terá de voltar ao Porto de Santos.

O órgão informa que a medida foi adotada após a investigação epidemiológica conduzida pela Anvisa e por técnicos das secretarias de saúde do estado da Bahia e do município de Salvador, que concluiu pela declaração de transmissão comunitária de Covid-19, nível 4, a bordo da embarcação, nos termos da Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 2.928, de 2021. Diante desse cenário, a operação, inicialmente prevista para concluir o passeio no dia 3 de janeiro, foi interrompida.

A Anvisa solicitou à autoridade local de saúde a permissão para desembarque dos passageiros que testaram positivo para Covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. A grande maioria é assintomática, com apenas alguns indivíduos sintomáticos leves. Moradores de Salvador também foram autorizados a desembarcar.

A embarcação seguirá sob restrições durante a navegação até Santos. Ou seja, todas as atividades não essenciais a bordo devem ser interrompidas e devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até Santos. Ainda segundo a Anvisa, todos os passageiros devem ser testados para o desembarque e novas operações dessa embarcação não serão autorizadas pela Agência, ficando impedida a sua saída do Porto de Santos até nova manifestação da Agência.

O cruzeiro, que saiu de Santos, deveria passar por Salvador e seguir para Ilhéus (BA) e, em seguida, voltar para o litoral paulista.

Repsosta

O Costa Crociere, responsável pelo navio Costa Diadema, respondeu que a embarcação retornará ao Porto de Santos. Em Salvador acorece a conclusão dos desembarques dos hóspedes residentes na região e das pessoas que testaram positivo a bordo em cooperação com a autoridade sanitária local Anvisa.

Ainda conforme com a nota, a embarcação deve seguir para Santos nas próximas horas, assim que for concedida a permissão para partir. Atualizações serão fornecidas assim que disponibilizadas por todas as partes envolvidas.

“A segurança, a saúde e o bem-estar dos hóspedes, tripulantes e das comunidades no destino são prioridades máximas para a Costa Crociere”, finalizou na nota.

LEIA TAMBÉM

Cruzeiro sofre com surto de Covid-19 e volta ao Porto de Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo