

Não há uma data para que o MSC Splendida seja liberado do Porto de Santos para prosseguir viagem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não deu o aval da liberação e ainda não há uma data para que ela ocorra. Na quinta-feira (30), 78 casos de coronavírus entre passageiros e tripulantes foram confirmadas.
A previsão inicial era que o cruzeiro saísse do Porto de Santos e seguisse para o Riio de Janeiro, onde todos iriam passar o Réveillon. Além deste destino, o roteiro seria Porto Belo, Balneário Camboriú e Ilhabela. Só que em Balneário Camboriú, os casos de Covid-19 foram confirmados e os passageiros foram impedidos de descer.
A Anvisa explica que foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19.
Todas as 132 pessoas foram desembarcadas e transportadas em veículos específicos em Santos. Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes é realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.
Resposta da Anvisa
O órgão respondeu, por meio de nota que a investigação epidemiológica, que determinará o nível do cenário epidemiológico da embarcação, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021 do Ministério da Saúde, segue em condução pelas autoridades locais de saúde, e não estão autorizados novos desembarques ou embarques até a sua conclusão.
A Anvisa ainda disse que continua a realizar a supervisão sanitária das embarcações Costa Diadema e MSC Splendida e está adotando todas as medidas de controle necessárias, com intensificação das ações de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão do Sars-CoV-2 a bordo das embarcações e a disseminação da doença.
Por fim, a Anvisa destacou a responsabilidade das companhias de cruzeiros em prestar assistência aos cruzeiristas e estabelecer um fluxo de comunicação rápido, claro e transparente com os viajantes.
LEIA TAMBÉM
Navio Costa Diadema tem viagem suspensa e vai voltar ao Porto de Santos