Dezenas de caravelas-portuguesas surgem em praia de Santos
Elas foram recolhidas por um guarda-vidas
Surpresa para quem passou pela orla de Santos nesta sexta-feira (7). Dezenas de caravelas-portuguesas apareceram mortas na faixa de areia. Coube a um guarda-vidas remover os animais, mas seguindo todos os cuidados, pois como ele pode queimar a pele, as lesões são graves.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros, foi uma surpresa e tanto ver essa quantidade de animais no trecho do Canal 2. Para evitar que os banhistas ficassem feridos, um guarda-vidas foi removê-los usando balde.
A queimadura que a caravela-portuguesa causa é pelos tentáculos, que podem atingir metros, mas que a parte superior não apresenta riscos. E mesmo que os tentáculos sejam cortados, ainda geram risco de queimadura.
Saiba mais
A caravela-portuguesa (Physalia physalis) vive nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. Ela possui tentáculos cheios de células urticantes, e apesar de parecer um único animal, é uma colônia composta por muitos animais inter-relacionados (pólipos). Em caso de acidentes com as caravelas-portuguesas, a orientação é evitar jogar água no ferimento ou esfregá-lo.
LEIA TAMBÉM
Análise revela que raias e tubarões foram abandonadas em aldeia de Peruíbe



