Baixada Santista começa a vacinação contra a Covid-19 em crianças
Santos, Peruíbe e São Vicente iniciam a imunização na segunda
Chegou a vez da Baixada Santista começar a vacinar as crianças contra a Covid-19. A imunização terá início na seguida-feira (17) nas cidades de Santos, São Vicente e Peruíbe. O foco será imunizar quem tem comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.
Em Santos, a prefeitura informa que serão oito postos de vacinação que vão funcionar das 9h às 16h. O município recebeu 1.840 doses, do Governo do Estado, na manhã deste sábado (15).
Os critérios de comprovação para comorbidades incluem a apresentação de exames, receitas, relatórios médicos e prescrição médica. A prefeitura pede para levar cópias dos documentos porque estes ficam retidos nos postos de vacinação.
Veja as policlínicas que terão postos de vacinação:
- Ponta da Praia – Praça 1º de Maio, s/n
- Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes, s/n
- Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
- Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
- Jabaquara – Rua Vasco da Gama, 3
- Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/n
- São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge
- Jardim São Manoel – Praça Nicolau Geraigire, s/n
São Vicente
Na cidade, a prefeitura informou que seis postos de saúde vão disponibilizar as doses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. De acordo com a administração, nesta primeira etapa da vacinação infantil, serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.
Confira os postos de vacinação nas ESFs:
Área Insular
- Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);
- Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n);
- Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n).
Área Continental
- Humaitá (R. Maria Rocco, 311);
- Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57 )
Peruíbe
Já a Peruíbe informa que está com agendamento aberto a partir deste sábado (15). Para receber a dose, é preciso acessar o site de vacinação da prefeitura, onde é possível escolher a unidade, o dia e o horário de preferência, evitando filas e aglomerações.
De acordo com o administração municipal, Peruíbe recebeu 560 doses e, conforme orientação do estado, este primeiro lote será para crianças com comorbidades, deficiências, além de indígenas e quilombolas.
Requisitos
Em Santos, para se vacinar é exigida a presença de pais ou responsáveis. Também é pedida a apresentação de CPF ou de cartão SUS (documento que pode ser obtido na policlínica de referência). Assim como em outros públicos, há a necessidade de intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra vacina.
Já em Peruíbe, para ser vacinado, é preciso apresentar algum comprovante da condição de risco, como exames, receitas, relatório médico e prescrição médica. De acordo com a prefeitura, cadastros já existentes nas unidades de saúde poderão ser utilizados. Também é preciso apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão do SUS da criança, além de documento de identificação com foto do responsável.
E em São Vicente para eceber a dose, o responsável deve apresentar um laudo médico indicando qual tipo de doença ou condição a criança tem. Outro detalhe importante é que o responsável pelo menor pode fazer o pré-cadastro no site Vacina Já antes da vacinação. Quem não conseguir, deverá fazer na hora, com a apresentação do cartão SUS.
Quais são as comorbidades?
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo classifica como comorbidades: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatas e pericardiopatas; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; diabetes melittus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.
LEIA TAMBÉM
Mais 1,2 milhão de doses da vacina infantil contra a Covid-19 é antecipada pelo Ministério da Saúde