ItanhaémPraia GrandeSaúde

Itanhaém e Praia Grande vão começar a vacinar crianças contra a Covid-19 na segunda

Crianças com comorbidades irão ser imunizadas nos postos de saúde

As prefeituras de Itanhaém e Praia Grande informaram que a partir desta segunda-feira (17) irão começar a vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Mas a imunização será para o público que apresenta algum tipo de comorbidade.

Em Itanhaém, a imunização vai começar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a partir das 10h, para as crianças que são atendidas na entidade, localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Belas Artes.

Para a aplicação da dose, os pais ou responsáveis devem realizar o agendamento das crianças com algum tipo de comorbidade no site da prefeitura. O atendimento será realizado durante a semana nas Unidades de Saúde da Família (USFs) nos bairros e aos sábados no Posto Volante de Vacinação, na Rua Aécio Mennucci, 281, no Centro da cidade.

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as prefeituras priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa da administração municipal é que mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária. No total, a Vigilância Epidemiológica estima que Itanhaém tenha 14 mil crianças entre 5 e 11 anos.

Praia Grande

Já em Praia Grande, os pais e responsáveis poderão levar as crianças até um dos oito polos para tomar a primeira dose da vacina. Segundo a prefeitura, a cidade recebeu 1.600 doses da vacina Pfizer para contemplar especialmente este grupo. O município aguarda o envio de novas remessas para abertura de novos grupos infantis. A segunda dose deverá ser aplicada com intervalo mínimo de 8 semanas.

Os polos de vacinação (Unidades de Saúde da Família) funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; com exceção desta segunda-feira (17), quando a vacinação começa a partir das 13h.

Para vacinação é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária: documento de identidade do responsável; comprovante de residência em nome do responsável; documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento); cartão do SUS da criança (se possuir); CPF da criança (se possuir); caderneta de vacinação da criança e documento que comprove a comorbidade da criança (laudo médico ou receita).

Veja a lista dos polos de vacinação nas Usafas:

  • Guilhermina – Av. Presidente Kennedy, nº 2100 – Guilhermina
  • Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, 648 Anhanguera
  • Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
  • Mirim I – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
  • Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real
  • Rio Branco – Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
  • Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
  • Guaramar – Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória

Lista de comorbidades:

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares, sendo Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Talassemia.

Também são consideradas comorbidades: Síndrome de Down, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (Incluindo pacientes oncológicos), Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose Hepática, HIV.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo