Cultura

Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro são adiados

Em reunião conjunta, autoridades remanejaram para abril, devido aos casos de Covid-19

Os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) se reuniram e decidiram adiar as realizações dos Desfiles das Escolas de Samba das duas capitais. O motivo é o avanço da Covid-19 e também da gripe. Assim, caso a situação esteja mais controlada, os desfiles ocorrerão em abril, durante o feriado prolongado de Tiradentes, no dia 21 de abril.

Houve uma reunião virtual entre os prefeitos. Eles discutiram o avanço acelerado da variante ômicron do coronavírus nas cidades.

Esta semana foi a mais perigosa no Brasil em relação à pandemia da Covid-19. Pela primeira vez o país passou de 200 mil casos de coronavírus em 24 horas na quarta-feira (19). Além disso, as mortes também vem tendo alta. Nesta sexta-feira (21) 396 óbitos foram registrados.

Após a reunião, Nunes disse que a decisão foi tomada com a orientação das equipes de saúde e agradeceu à compreensão da Liga das Escolas de Samba. Paes afirmou que ambos estão acompanhando a evolução da cepa nova do coronavírus e que é “prudente o adiamento”.

Para o presidente da Liga de São Paulo, Sidnei Carriuolo Antonio, “foi uma atitude sensata”. “A Liga tem um carinho muito grande por seus componentes, sofreu muito nos últimos dois anos e jamais os colocaríamos em risco. É uma atitude acertada, tem todo o apoio da Liga e das escolas e esperamos que dia 21 de abril poderemos fazer um desfile de alegria, de calor humano.”

Confira a nota conjunta na íntegra:

As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência. Estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

LEIA TAMBÉM

Carnaval de São Paulo pode ser vetado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo