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Investimento em marketing digital cresceu 15,8%, em 2021

A ferramenta de marketing digital mais utilizada foi o Google Ads, seguida pelo Facebook Ads

Pesquisa feita CMO Survey apontou que, o investimento em marketing digital representou 58% do investimento das empresas em 2021. Isso significa um aumento de 15,8% no investimento nesse tipo de marketing em relação ao último ano. A previsão é de um aumento de 14,7% em 2022. Na mesma linha, os profissionais de marketing pesquisados relatam grandes aumentos nos ganhos de receita (11,1%) e lucros (10,4%) após ganhos de receita de apenas 0,3% e ganhos de lucro de 2,6% em fevereiro de 2021.

A ferramenta de marketing digital mais utilizada foi o Google Ads, seguida pelo Facebook Ads. Aliado a essas ferramentas, o trabalho com influenciadores digitais foi buscado por 74,3% das empresas entrevistadas. O levantamento da CMO Survey mostrou também que 82,4% das empreas afirmaram que tiveram melhora da imagem com parcerias com influneciadores.

Ana Paula Oliveira é influenciadora digital e advogada e comenta que a parceria de marcas com influenciadores pode maximizar os resultados das empresas. Além disso, tende a potencializar o alcance da marca para novos clientes. “O marketing feito em parceria com um influenciador pode ser eficaz, porque torna a marca mais próxima da realidade e do dia a dia do cliente. Além disso, o alcance orgânico nas redes sociais tende a ser mais eficiente que o chamado tráfego pago”.

Causas sociais

Além do setor corporativo, também as organizações não governamentais e ligadas a causas sociais têm mostrado interesse em parcerias com influenciadores. De acordo com o pesquisa do Estúdio Cais – Projetos de Interesses Públicos, mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet; 90,8% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais; as pessoas ficam conectadas, em média, 4h59 por dia; e 94% são usuárias do Facebook e Instagram.

A pesquisa revelou que, de um total de 345 influenciadores brasileiros, 138 deles já se envolveram com alguma ONG ou instituição apoiadora de causas sociais. Os dados também indicam que 80% dos influenciadores se envolveram com alguma causa social no último ano. Das ONGs ouvidas para a pesquisa, 87% disseram ter buscado esse meio de divulgação de suas ações porque viram a possibilidade de maior alcance e mobilização das pessoas com as causas divulgadas pelos influencers.

Ana Paula, que, como influenciadora, apoia as causas ligadas ao fim da pobreza e miséria no Brasil, comenta que seus seguidores são majoritariamente mulheres, que se interessam pelas causas sociais. “Acho importante usar a influência nas redes sociais, que hoje em dia são muito importantes para expandir e fixar uma ideia, para ir além da parceria com marcas e também fortalecer causas sociais tão nobres e importantes no nosso país”.

Com os impactos causados por influenciadores, a busca por estratégias de marketing de influência tem crescido consideravelmente entre as empresas e organizações, conforme apontaram os dados. A expectativa é que esse formato de divulgação seja intensificado nos próximos anos.

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