ItanhaémMeio AmbientePraia

Tubarão volta a aparecer em praia de Itanhaém

Após o primeiro caso, a prefeitura pediu que a população mantenha distância

Maus uma vez o tubarão-galha-preta deu as caras em uma praia de Itanhaém. A informação foi confirmada pela prefeitura e pelo Instituto Biopesca e o animal aparentava estar ‘desnorteado’ e o encontro aconteceu pela noite de segunda-feira (21).

Populares gravaram imagens da aparição do tubarão na Praia do Centro, próximo da Boca da Barra e de acordo com relatos, o animal parecia estar um pouco “desnorteado”. “Tentaram fazer ele voltar para a água, mas ele estava voltando para o raso”, disse.

Em nota, a administração de Itanhaém confirmou o aparecimento do tubarão no período da tarde, por volta das 15h30, e que populares disseram que o animal foi avistado novamente no período da noite, por volta das 23h. Já o Instituto Biopesca explicou que foi até à Boca da Barra, na manhã desta terça-feira (22), à procura de um tubarão cujo encalhe foi notificado por meio de acionamento por volta das 23h, mas que ao chegar ao local, ele não estava mais lá.

Especialistas afirmam que o tubarã-galha-preta é comum na costa paulista e no verão a aparição dele é mais frequente. O tubarão não oferece perigo aos banhistas, mas o fato de estar morimbundo gera estranheza.

Repsosta da Prefeitura

“A Prefeitura de Itanhaém informa que na tarde de 21 de fevereiro de 2022 foi avistado um tubarão, possivelmente da espécie “Tubarão Galha Preta” na Praia do Centro, mais precisamente na Boca da Barra. O tubarão foi avistado no período da tarde, por volta das 15:30h e novamente no período da noite, por volta das 23h. Nos casos de aparições de animais marinhos, a orientação à população é não se aproximar, manter distância e acionar o Instituto Biopesca, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, das atividades da Petrobras na Bacia de Santos, através do telefone (13) 996012570, a Polícia Militar Ambiental através do telefone (13) 34223765 e o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.”

“Hoje (22/02), às 5h, o Instituto Biopesca esteve na Boca da Barra, em Itanhaém, à procura de um tubarão cujo encalhe foi notificado por meio de acionamento. Ao chegar ao local, o animal não estava mais lá. Ontem (21/02), a instituição foi avisada da presença de um tubarão ainda vivo também na Boca da Barra e orientou os bombeiros marítimos a levarem o animal para águas mais profundas, já que ele fica desorientado no raso, e, assim, ele poderia ter mais chances de sobrevivência. O Instituto Biopesca é uma organização não-governamental que atua na área de conservação marinha. A instituição sempre orienta os banhistas a se manterem afastados de animais marinhos que encalham na praia e acionem os órgãos responsáveis a fim de manter sua segurança e também a do animal.”

LEIA TAMBÉM

Banhista perde o medo e pega tubarão com as mãos em rio

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo