Gastronomia

Drinks com erva-mate são as dicas para curtir um Carnaval de maneira leve

Bebida vai colaborar com o estímulo do organismo

Faltam poucos dias para o Carnaval e muitas cidades brasileiras se preparam para celebrar a festa. Mas com todo o cuidado, é claro, por conta da pandemia da Covid-19. Seja para quem pretende sair e sambar ou aos que comemoram de outras formas, uma bebida refrescante e potente pode ser especialmente interessante para curtir o feriadão.

Natural e, também, brasileira, a erva-mate é uma planta com alto potencial energético e pode justamente suprir as necessidades orgânicas de quem vai cair na folia ou acompanhar a festa à distância. A planta pode ir muito além do chimarrão. A literatura mostra que a composição química da erva-mate é complexa, apresentando vitaminas, minerais, ácidos graxos, fenóis, glicose e cafeína (a cafeína é um alcaloide estimulante que acelera o metabolismo e, neste caso, é supernatural).

Estudando a anatomia da erva-mate e tudo o que ela pode oferecer, a Gourmate, marca que inclui a planta em uma linha especial de produtos e que foi lançada no fim de 2021, preparou de modo inédito no Brasil blends para o Carnaval. São chás cuja base é a erva-mate e que reúnem outros sabores em suas embalagens, correspondendo à temática da série 4 Estações. Quando misturado com bebidas alcoólicas, o chá se torna um drink altamente energético, refrescante e saboroso.

“Queremos mostrar que é possível usar a erva-mate também no Carnaval. As pessoas podem fazer o blend com álcool e, depois, com o próprio blend que usou, fazer um chá para revigorar”, explica a empresária e MateBlender da Gourmate, Carla Mikolaiewski. “Por conta da pandemia, voltamos a ficar sem a festa tradicional, mas podemos ter a experiência do Carnaval em casa, com drinks especiais”.

Dicas de chás

Para quem prefere apenas o blend sem álcool, sem problemas. “Cada receita tem a sua peculiaridade. No geral 1 colher de sopa em 200 mls de água quente, antes da fervura já dá pra fazer uma boa infusão. Se deixar na geladeira, vira um chá gelado. É possível fazer a mistura mais concentrada e acrescentar gelo ou, também, utilizar a técnica cold brew [extração a frio], em que o blend é colocado em água natural e deixado na geladeira no mínimo por quatro horas, e mesmo assim haverá extração de sabor e propriedades da erva-mate e dos outros componentes do blend”, sugere Carla Mikolaiewski.

Para quem tem mais de 18 anos e prefere uma dose extra de sabor, é possível acrescer álcool em drinks feitos com os blends. “São opções de bebida natural, saudável, sem açúcar, sem glúten ou lactose. É interessante saber que cada método de infusão/extração escolhido pode trazer variações de sabor e benefícios e isso é perfeito!”.

Para o Paraná, a erva-mate foi fundamental. Ela colocou o estado no mapa do Brasil, chegando a representar 85% da economia no final dos anos 1920. O ciclo econômico da planta começou em 1820 e terminou junto com o restante da economia mundial na crise de 1930. Até o período, foi a base econômica regional.

Conheça a linha 4 Estações

Primavera: É doce e colorido, vibrante como o amarelo da calêndula. Tem erva-mate verde, manga, calêndula, jasmim e quinoa vermelha.

Verão: Refrescante e cítrico. Tem limão, abacaxi e gengibre, além de erva-mate verde e linhaça dourada.

Outono: Delicado e agridoce, além de possuir uma cor única. Estão presentes no blend: camomila, uva branca, cereja e flor de hibisco.

Inverno: Termogênico e levemente picante, para aquecer. Leva coco queimado, cravo-da-índia, rasurado de urucum e amaranto.

LEIA TAMBÉM

Artigo – A automedicação pode ser perigosa para a saúde

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo