EsporteMundo

A Rússia não vai mais disputar a Copa do Mundo

A decisão foi conjunta envolvendo a FIFA com a UEFA em resposta aos ataques à Ucrânia

Mais um golpe duro foi dado à Rússia por conta da invasão e os ataques contra a Ucrânia. A FIFA suspendeu a Federação de Futebol da Rússia. Desta forma, a Seleção não poderá jogar nem a Repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo e nem mesmo a Copa do Mundo do Qatar. Isto, caso houvesse uma eventual classificação. A decisão saiu nesta segunda-feira (28) em conjunto com a UEFA.

Segundo a decisão, a penallização envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas. Além disso, os clubes do país também foram penalizados. Contudo, a Rússia pode recorrer da decisão ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

As medidas foram tomadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da UEFA – órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu. Além disso, a Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a empresa estatal russa Gazprom.

A dura medida ocorre no mesmo dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou às federações de cada modalidade que excluam atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais.

Repescagem da Copa

A Rússia disputaria uma partida pela repescagem das Eliminatórias para a Copa no dia 24 de março, contra a Polônia. Os poloneses se recusavam a participar do jogo e enfrentar a Rússia em qualquer circunstância. A mesma posição era compartilhada por República Tcheca e Suécia, que também se enfrentam pelas Eliminatória. Neste duelo, o vencedor pegaria quem ganhasse entre Rússia e Polônia.

Ainda não está decidido se a Polônia vai avançar diretamente à próxima fase das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo ou se alguma outra solução esportiva será encontrada. O certo é que a UEFA é quem tomará essa decisão.

No domingo, a Fifa anunciou um primeiro pacote de punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino.

Polônia e Suécia criticaram as punições aplicadas pela Fifa, e reafirmaram sua intenção de não jogar contra a Rússia em nenhuma hipótese. Também houve condenações à Rússia por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

LEIA TAMBÉM

Começam as negociações para o cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo