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Ocupação da rede hoteleira da Baixada Santista tem expectativa de ocupação superada

O SinHoRes esperava ter 84% da hotelaria ocupada, mas passou de 90%

Se tem um setor que comemorou muito os dias de ponto facultativo de Carnaval foi o turismo. Tudo porque a rede hoteleira da Baixada Santista passou a expectativa de ocupação de turistas, que era de 84% e registrou 92% de ocupação.

Os dados foram registrados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes) e de acordo com a entidade, além dos dias de folga, o tempo de sol e calor colaborou para superar a expectativa. “O bom tempo contribuiu bastante para esse percentual subir, já que muitos deixam para definir suas viagens em última hora, conforme o comportamento do clima”, explicou o presidente Heitor Gonzalez.

Ainda segundo Gonzalez, as viagens de curta distância são uma das primeiras opções dos turistas neste período de pandemia e a Baixada Santista é um dos principais destinos. “Principalmente as pessoas que não conseguem planejar suas viagens com antecedência acabam escolhendo por destinos mais próximos. E percebemos que essa será a tendência durante todo o ano de 2022, trazendo uma excelente movimentação turística à nossa região”.

Os dados desse último levantamento foram coletados na segunda-feira (28) com hotéis e pousadas de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga e Praia Grande. Ao todo, a amostragem representa aproximadamente 1.850 acomodações, com capacidade de atendimento para mais de 3,7 mil pessoas. Na pesquisa anterior, os dados coletados apontavam uma expectativa de 84% de ocupação.

Protocolos sanitários

Mesmo com o fim das restrições de horário e capacidade de atendimento em todo o estado, a orientação do SinHoRes da Baixada Santista e Vale do Ribeira é que a rede hoteleira continue cumprindo os protocolos sanitários, para manter a segurança de todos durante esse período de pandemia.

Entre os protocolos, o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel 70%; aferição de temperatura diária em hóspedes e colaboradores; desinfecção das malas ao entrar no hotel; proteção de acrílico nos balcões de atendimento da recepção e entrega de chaves higienizadas aos hóspedes.

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