SantosSaúde

Secretaria de Saúde de Santos recebe prêmio

Reconhecimento se deu pela forma como equipes municipais combateram um surto de sarampo, em 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos recebeu, nesta sexta-feira (18), o 11º Prêmio David Capistrano, que faz parte da 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios no 35º Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo. O reconhecimento se deu pela forma como a equipe de saúde da cidade litorânea combateu um surto de sarampo em um navio de cruzeiro marítimo, em 2019, no Porto da cidade.

Além da vacinação dentro do terminal de cruzeiros marítimos, as equipes de saúde realizaram bloqueios no entorno do domicílio dos residentes infectados, vacinando os vizinhos das quadras adjacentes. Uma ação realizada em conjunto pelos Departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.

De fevereiro a abril de 2019, 10 ações de bloqueio foram realizadas. Ao todo, 50.648 pessoas foram atendidas (recusas, dispensas etc.), 28.050 vacinadas (contra sarampo, caxumba e rubéola). Cerca de 1,2 mil profissionais de saúde foram envolvidos nessa estratégia. Em 2019, Santos registrou 102 casos de sarampo em residentes, com três casos relacionados a esse navio de cruzeiro.

Profissionais à frente da ação

Os autores do trabalho premiado foram Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde. Junto com ela, participaram da ação, os enfermeiros Alex Charleaux Amorim, da Central de Imunização de Santos, e Leticia Pretti Schleder, que, à época, atuava na Seção de Vigilância Epidemiológica.

“Naquele momento, ficamos muito alertas com a possibilidade de expansão da doença não apenas entre os embarcados, mas também em nosso território. Traçamos o mais breve possível as estratégias que o momento exigia e contamos com todo o apoio da Anvisa. Além da agência, também tivemos o apoio dos gestores do Porto de Santos e do terminal de passageiros Giusfredo Santini (Concais). Assim o trabalho pôde ser realziado dentro do fluxo estabelecido”, lembra Ana Paula.

A vacinação no Porto teve repercussão nacional. “Foi uma grande e exitosa campanha de vacinação, com mais de 10 mil pessoas sendo imunizadas por dia”, destaca Leticia.

LEIA TAMBÉM

Parte da renda da desestatização do Porto vai para o túnel Santos/Guarujá, diz ministro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo