Dezesseis toneladas de produtos falsificados e quase meia tonelada de cocaína são apreendidos no Porto
As ações foram feitas pela Receita Federal
![Dezesseis toneladas de produtos falsificados e quase meia tonelada de cocaína são apreendidos no Porto](../../../wp-content/uploads/sites/3/2022/03/brinquedos-falsificados-editado-780x470.jpg)
![Dezesseis toneladas de produtos falsificados e quase meia tonelada de cocaína são apreendidos no Porto](../../../wp-content/uploads/sites/3/2022/03/brinquedos-falsificados-editado-780x470.jpg)
Duas operações foram realizadas pela Receita Federal no Porto de Santos. Nesta segunda-feira (21), 16 toneladas de produtos falsificados foram encontrados e apreendidos na área de importação. Também houve a apreensão de 454 kg de cocaína que estava em uma carga de exportação de proteína de soja que seria embarcada para a Holanda.
No caso dos produtos falsificados, a Receita Federal cumpriu os trabalhos da Operação Luneta 2022. Ela é a responsável pelo monitoramento e gestão de riscos das importações que chegam no Brasil por meio do Porto de Santos. Na inspeção por scanner, os agentes identificaram brinquedos falsificados.
A Receita Federal informa que a comecialização dos brinquedos falsificados podem causar danos na saúde, já que a tinta contaminada e os produtos de baixa qualidade com peças pequenas poder ser engolidas por crianças.
Além disso, a Receita Federal alerta que a comercialização dos produtos falsificados viola os direitos autorais, gera danos na arrecadação de impostos e ainida provoca o aumento do desemprego. Dessa forma, a mercadoria foi apreendida e ficará com a Receita Federal, que vai determinar o destino final.
Cocaína apreendida
Também no Porto de Santos, houve a apreensão de cocaína, encontradas dentro de uma carga de exportação de proteína de soja, utilizada como ração animal. Na análise das imagens por scanner e também com o auxílio dos cães farejadores, a droga foi encontrada contaminando a mercadoria. O destino da carga seria o Porto d eRoterdã, na Holanda.
A Polícia Federal foi acionada para fazer a perícia e também para apreender os entorpecentes. Agora as iinvestigações continuam para identificar os responsáveis pela cocaína.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Mais de 600 Kg de cocaína são apreendidos no Porto de Santos