Sete cidades da Baixada Santista já começaram a vacinar os idosos com a quarta dose do imunizante contra a Covid-19. Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá iniciaram a imunização com o público acima de 80 anos nesta segunda-feira (21). Antes delas, Cubatão e São Vicente já haviam começado a vacinar na última sexta (18).
A Prefeitura de Bertioga informa que a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em idosos de 80 anos ou mais que receberam o primeiro reforço há mais de quatro meses. A campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF’s), das 9h às 16h.
De acordo com a secretaria de Saúde, no município há 746 pessoas desta faixa etária aptas para receber o reforço. Para idosos acamados ou sem mobilidade, as famílias deverão entrar em contato com a Diretoria de Vigilância à Saúde pelo número (13) 3317-1731 para agendar a vacinação na residência.
Guarujá
A administração da cidade informa que a imunização do público-alvo será realizada nos 20 postos de vacinação instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu que seguirá o cronograma de imunização na cidade, atendendo a faixa etária de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
No município, a população estimada desta faixa etária é aproximadamente 5,6 mil idosos. Para receber a quarta dose, é necessário que tenha 80 anos ou mais e tenha recebido a dose de reforço, no mínimo, há quatro meses. É necessário apresentar o comprovante de vacinação da dose de reforço e um documento com foto.
Litoral Sul
Itanhaém iniciará a aplicação da 4ª dose para os idosos a partir de 80 anos no Posto Volante de Vacinação, localizado na rua Aécio Menucci, 281, no Centro, das 8h30 às 16h. Não será necessário agendamento, basta comparecer ao local com RG e carteira de vacinação com um intervalo de 4 meses da última dose.
Em Peruíbe, a imunização deste público será realizada das 9h às 12h nos cinco postos fixos de vacinação no Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza. No município, o público-alvo da campanha é composto por 2.149 idosos. Inicialmente, segundo a prefeitura, serão usadas doses em estoque, mas há a previsão de que uma nova remessa de imunizantes seja entregue na terça-feira (22) ao município.
Mongaguá também irá aplicar a quarta dose em idosos com 80 anos ou mais. As vacinas serão aplicadas em todas as USF’s, das 13h às 15h30.
São Vicente e Cubatão adiantam a campanha
Na sexta-feira (18), São Vicente e Cubatão iniciaram a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para o público-alvo e seguem imunizando com este novo reforço.
Em São Vicente, aproximadamente 2.068 idosos fazem parte do público-alvo. A vacinação será realizada em todos os postos de saúde fixos e móveis. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.
Já Cubatão está imunizando idosos a partir de 70 anos com a segunda dose adicional em 14 Unidades de Saúde disponíveis no município, das 8h30 às 16h. O município tem cerca de 3,9 mil pessoas desta faixa etária.
E Santos e Praia Grande?
A Prefeitura de Santos emitiu uma nota informando que depende do Governo de São Paulo, que ainda não divulgou a atualização do Documento Técnico de Vacinação contra a Covid-19. Nele, estão inseridas informações importantes, como o tipo de imunizante a ser utilizado para cada público e o intervalo entre as doses. Por isso, Santos aguarda a atualização das informações para atuar em total concordância com o que for estabelecido pelo Estado.
Mesma situação em Praia Grande, onde de acordo com a administração, ela também aguarda manifestação oficial do Estado e a chegada de doses de vacina. A expectativa é vacinar cerca de 8 mil pessoas com idade a partir de 80 anos.
LEIA TAMBÉM