Clima ameno com fortes chuvas e ressacas ditam o outono na Baixada Santista
As temperaturas devem ficar dentro da média histórica
No domingo (20), o outono começou e a tendência é que na Baixada Santista, as temperaturas estejam mais frias, devido a chegada de frente fria. A expectativa é que com o clima mais ameno, tem possibilidade de chuvas fortes e acompanhadas de ressacas.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, o alerta é com o volume de chuva, que deve estar presente no começo do outono. “Pode ter chuva forte e volumosa, mas depois a tendência é que se normalize esse cenário de chuvas”.
Em relação às temperaturas, Cassol afirma que devem ficar dentro da média para a estação, de forma amena, com mínima de 22°C e máxima de 27°C. “É uma estação que transita do verão para o inverno, não é a estação mais quente e nem a mais fria, mas mesmo assim deve ter temperaturas oscilando entre alguns períodos mais quentes a mais frios, conforme avança o sistema de tempo”.
Influência do La Niña
O meteorologista ressalta que a estação seguirá com influência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, mas que o mesmo está perdendo força e deve encerrar durante o outono.
A estação, que segue até 21 de junho às 6h14, é um período com maior ocorrência de ressacas na região por conta de sistemas atmosféricos e neste ano não deve ser diferente. “Por mais que, às vezes, a gente acabe não sendo muito influenciado por isso, se não vai na praia acaba nem vendo isso acontecer, mas alguns serviços podem ser afetados com isso, por exemplo, serviços de navegação e travessias”.
LEIA TAMBÉM
Mais de 30 pessoas ficam desabrigadas após fortes chuvas em Ubatuba