SantosSaúde

VÍDEO – Santa Casa de Santos promove campanha de prevenção da hipertensão arterial

Os paicentes passaram por exames e receberam importantes orientações

Nesta terça-feira (26) é lembrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e a data é essencial para lembrar a população dos cuidados e de buscar o tratamento da doença. A hipertensão arterial é uma das principais causadoras de mortes não só no Brasil, mas também pelo mundo todo. Por isso, toda a prevenção é necessária.

Por conta disto, a Santa Casa de Santos começou a realizar exames e orientações à população. Tendas foram estendidas no estacionamento do hospital e a pópulação informa os dados e em seguida recebem a aferição de pressão arterial, e orientações da equipe multiprofissional do hospital. A iniciativa acontece até às 16h desta terça.

Pelo mundo, estima-se que 3,2 milhões de pessoas morrem em razão da hipertensão arterial. Por copnta disto, o médico residente de Neurologia da Santa Casa de Santos, Júlio César Rodrigues, que acompanhou a realização dos exames, comentou a importância dos cuidados.

“Hipertensão é uma doença de prevalência altíssima e as complicações dela fazem com que as pessoas sofram de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que são as maiores causas de mortes não só no Brasil, mas no mundo inteiro. A hipertensão e os diabetes causam gastos à saúde e também provocam mortes. É necessário a mudança e os hábitos de vida”, explica.

Ainda segundo Júlio César, a prevenção e a conversa direta com o paciente é fundamental. “Conversar com a pessoa já é fundamental para estimular o tratamento correto. Importante mudar os hábitos, sobre a alimentação, principalmente evitar alimentos industrializados, perder o peso e fazer atividades físicas. Cuidados com o estresse também deve ser tomados para reduzir os índices.

Veja os vídeos:

Além disso, quem estiver no local poderá também participar da Feira de Mudas. Elas são comercializadas ervas medicinais e hortaliças com valores simbólicos. As mudas são vendidas a partir de R$ 2.

Entenda a hipertensão

A hipertensão arterial está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta.

Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações da visão podem ser alguns dos sintomas relacionados com a hipertensão, entretanto, na maioria dos casos é uma doença silenciosa, por isso é importante verificar a pressão arterial regularmente.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Em sua grande maioria não tem cura, mas pode ser controlada, e nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal e a prática regular de atividade física.

LEIA TAMBÉM

Placas em praia de Santos destacam a importância de conservar a faixa de areia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo