Meio AmbientePolícia

Operação contra a pesca ilegal de camarão no Litoral resulta em R$ 100 mil em multas

Ação foi realizada em diversas cidades da Baixada Santista e etambém no Vale do Ribeira

A Operação Decapoda, feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na aplicação de mais de R$ 100 mil em multas. Os trabalhos desta quarta-feira (27), também contabilizaram um total de 117 pescadores abordados pelo Litoral de São Paulo. A ação vai seguir até 31 de maio pela Baixada Santista e no Vale do Ribeira.

Além do Ibama, também participaram dos trabalhos, a Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal, com o apoio das polícias Federal e Civil. A fiscalização do comércio e pesca acontece em todo o país.

“As empresas têm que declarar os estoques e a operação está em cima da pesca ilegal. É época de reprodução e isso [a pesca ilegal] não pode acontecer, pois prejudica as gerações futuras”, disse Angélica Alabarce, chefe do Ibama em Santos, no litoral de São Paulo.

As inspeções são feitas através de patrulhamento em alto-mar, monitoramento aéreo e terrestre. As vistorias a barcos têm a finalidade de observar os petrechos usados na pesca e as cargas, tudo com o objetivo de identificar possíveis irregularidades. Até esta tarde, 50 haviam sido fiscalizadas.

Danos causados pela pesca ilegal

Em nota, o Ibama explica que a pesca ilegal de camarão acarreta “grandes danos ao ecossistema estuarino, destruindo áreas com vegetação submersa de gramíneas marinhas, que constituem o berçário de criação de peixes e invertebrados”.

Além disso, o órgão acrescenta que “a irregularidade pode levar à morte grande quantidade de recursos pesqueiros juvenis, com prejuízo, inclusive, para os próprios pescadores, atingindo diretamente espécies de interesse como a corvina, tainha, peixe rei, siris, linguado e até espécies ameaçadas de extinção, como a miraguaia e os bagres”.

LEIA TAMBÉM

Polícia Ambiental realiza “Operação Decápoda” contra a pesca irregular de camarão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo