Motoristas do transporte público de São Vicente anunciam greve
Categoria reclama de atrasos nos pagamentos de salários e benefícios


A população que depende dos ônibus municipais de São Vicente deve ficar em alerta. Está prevista para acontecer nesta sexta-feira (1º de julho), uma greve dos motoristas, com a paralisação total.
De acordo com a categoria, somente 20% da frota está em circulação na cidade, mas a promessa é que nenhum veículo saia da garagem. A decisão aconteceu após a última reunião feita no dia 23 de junho na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindrod). Mas a divulgação só foi feita nessa quarta-feira (29).
Os motoristas cobram que haja o pagamento dos salários e benefícios em atraso. Há também o pedido para que seja apresentada uma proposta de reajuste nos vencimentos, o que, segundo a categoria, não foi feito até o momento. A data-base, prazo para que seja firmado um acordo com o empregador, terminou em maio.
Por meio de nota, o Sindrod informou que espera a resposta aos ofícios que foram enviados à Prefeitura de São Vicente e à Otrantur, empresa responsável pelo transporte público na cidade e responsável pelo pagamento dos funcionários.
Prefeitura e Otrantur
Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que não foi informada sobre greve e que “notificará o sindicato da categoria para assegurar contingentes de trabalhadores necessários para a circulação de 100% da frota da concessionária no horário de pico”, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Além de 60% nos demais horários.
Ainda segundo a administração municipal, a Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) realizou mais uma fiscalização na Otrantur e identificou diversos problemas, que serão registrados em relatório para “possíveis sanções à concessionária do transporte público”. Em razão dos problemas citados, a prefeitura diz estudar “formas judiciais de romper o contrato com a empresa”.
Já a Otrantur, empresa responsável pelo transporte de São Vicente, não se manifestou sobre o tema até o momento.
LEIA TAMBÉM