A partir desta quinta-feira (4), Cananeia passa a contar com um novo prefeito. Com o afastamento de Robson da Silva Leonel (PL), o vice, Luiz Cordeiro (PL), assume o Executivo já ao meio dia. A decisão foi confirmada sessão extraordinária na Câmara Municipal realizada na quarta (3).
Robson está afastado temporariamente por 90 dias, em razão das investigações, onde ele é suspeito de cometer irregularidades na licitação de carteiras escolares. A decisão é do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
A decisão é do juiz Luciano Persiano de Castro, que na terça-feira (2), decretou o ajuizamento de uma ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público (MP). O magistrado considerou que a ação ajuizada é grave e que os argumentos apresentados são plausíveis.
Além do prefeito, o juiz também determinou o afastamento imediato e provisório da servidora municipal Erika da Silva Sumooyam. Ambos devem manifestar-se por escrito em até 30 dias.
A ação do MP também mirava o procurador jurídico de Cananeia, Gustavo Antônio Gonçalves, e o diretor do Departamento Municipal de Compras e Licitações, Alan Carlos Jota. Ambos, no entanto, permanecerão no cargo. O juiz Luciano Persiano de Castro não acatou o afastamento da dupla.
Por enquanto, a Prefeitura de Cananeia não se manifestou sobre o assunto. Assim que ela divulgar resposta, terá a nota divulgada.
LEIA TAMBÉM
Prefeito de Cananeia deve ser afastado do cargo, determina o TJ-SP