Climatologia

Mudanças climáticas: 97% dizem sentir aumento da temperatura em comunidades de São Paulo

Estudo analisou impactos locais da crise climática em comunidades

Um estudo publicado na revista científica Regional Environmental Change analisou os impactos locais da crise climática global em comunidades localizadas na porção de Mata Atlântica no estado de São Paulo.

De acordo com os dados, o resultado foi que 97% das 105 famílias entrevistadas disseram já perceber o aumento da temperatura.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a discussão sobre como cada região do país é afetada pela mudança no clima, é fundamental para estratégias de adaptação e de redução de riscos.

A pesquisa considerou diferentes contextos ambientais em regiões de bacias hidrográficas do estado.

A indústria é a principal atividade econômica em Monteiro Lobato, que tem ⅓ da vegetação nativa, em uma região que é fonte de água para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Impactos

Quanto à regulação climática, os danos ao equilíbrio do clima local, à qualidade da água e do ar foram os mais citados pelas pessoas entrevistadas.

Ainda de acordo com as informações, no âmbito da provisão de recursos, a escassez de peixes no mar, a estão entre os problemas mais citados.

Sendo assim, as percepções sobre como o bem-estar humano é afetado diante das mudanças climáticas se assemelham nas localidades. Em Cananéia, 37,9% das pessoas entrevistadas relataram perceber impactos das mudanças climáticas na saúde.

Leia mais

Aquecimento global: veja cinco hábitos para ajudar a combater as mudanças climáticas

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo