ClimatologiaSantos

Unicamp faz vistoria nas geobags instaladas em Santos

Os equipamentos são responsáveis por conterem as ressacas

Desde que a barreira submersa feita com sacos de areia, conhecida como geobags, foi instalada na Ponta da Praia, em Santos, as ressacas que afetam a orla, vem apresentando impactos menores do que eram antes. E nesta sexta-feira (23), haverá uma vistoria realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), responsável pelo projeto.

De acordo com a Prefeitura, os técnicos da Unicamp farão a inspeção, mas tudo depende das condições climáticas. Isso porque segundo a Defesa Civil de Santos, há previsão de nova ressaca para este final de semana.

A ressaca que atingiu a região no dia 11 de setembro casou estragos próximo ao Aquário Municipal, como calçadas e muretas que cederam. Contudo, segundo a administração municipal , os geobags evitaram que acontecessem estragos nos trechos de calçadas protegidos pela estrutura.

Na época, a prefeitura afirmou que fará uma inspeção com mergulhadores para verificar a integridade dos geobags em toda a extensão. Porém, essa operação deve ocorrer nos próximos dias. Nesta sexta-feira (23), segundo a administração municipal, o procedimento será feito por funcionários da Universidade de Campinas (Unicamp).

“Será uma vistoria dos especialistas da Unicamp aos geobags. A vistoria será realizada com barcos. Não está confirmada a participação de mergulhadores. Ratificamos a condicionalidade relacionada ao clima e maré”, afirmou a prefeitura, em nota.

Entenda o que são as geobags

Os geobags, barreira submersa de 275 metros e com 49 sacos de geotêxtil em formato de ‘L’, estão instalados em linha reta em frente à praia, a partir da mureta na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima.

Estes bags, segundo a prefeitura, tem a função de diminuir a força das ondas. Já a estrutura instalada paralela à praia, de 245 metros de extensão, tem o objetivo de ajudar a armazenar areia.

LEIA TAMBÉM

Prédio de 5 andares desaba e mata uma pessoa em Belo Horizonte

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo