A Guarda Civil Municipal de Cubatão tem novidades para reforçar a segurança na cidade. Os agentes passam a utilizar pistolas de choque elétrico e ainda contam com novas viaturas. Segundo a Prefeitura, a adoção do equipamento, não letal, visa aumentar a segurança na cidade e contribuir para eventuais imobilizações.
O anúncio foi feito pelo prefeito Ademário Oliveira, junto com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Pedro de Sá, na última de quinta-feira (6), por meio das redes sociais. “Pistola de choque elétrico é não letal. É de suma importância para que a gente possa utilizá-la para efeito de mobilização”, disse o prefeito.
De acordo com ele, as pistolas não precisarão ser utilizadas diretamente nas pessoas. Os dardos percorrem até 6 metros de distância e serão eficientes para a guarda imobilizar e deter a pessoa a distância.
Além disso, os disparos serão registrados em pen-drives. “Obviamente se tiver algum excesso, de mais de um disparo ou disparos que não sejam essenciais, serão registrados aqui [pen-drive] e tomadas todas as medidas”, explicou o prefeito.
Ainda segundo Ademário, a Guarda Municipal já conta com algemas e cacetetes. As pistolas estão compradas, são individuais e do modelo Glock 9mm.
Novos veículos
A entrega simbólica dos 6 veículos aconteceu em frente ao prédio da GCMC, na área Central, e foi feita pelo prefeito. Contou com a presença de diversos secretários municipais e autoridades.
“Os guardas civis iniciam o patrulhamento com os novos veículos imediatamente. Ajudarão, inclusive, amanhã durante o domingo de eleição”, destacou Ademário. E completou reafirmando que a atuação da Guarda Municipal de Cubatão é um sonho realizado: “Hoje é mais um dia de alegria e conquista. Nosso Governo está feliz por assumir um compromisso de trazer mais segurança à comunidade e conseguir colocá-lo em prática”, disse o prefeito.
Após a cerimônia simbólica, os guardas percorreram as principais avenidas da cidade e seguiram para os setores designados. São veículos do modelo Renault Duster. Ajudarão os guardas em seus deslocamentos, ampliando a área de atuação e monitoramento da GCMC.
LEIA TAMBÉM