A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Santos começa a fazer um recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O motivo se deve a atualização dos dados e para isso, de acordo com a prefeitura, é necessário que o morador leve o cartão SUS, o CPF e o comprovante de residência.
Outras informações serão solicitadas, como telefone e e-mail. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A medida se faz necessária uma vez que novas unidades de saúde estão previstas e as atuais terão o público redimensionado, de acordo com uma nova divisão de território, que torne mais igualitária a quantidade de usuários atendidos em cada policlínica e proporcione mais qualidade e agilidade no atendimento à população.
Ainda segundo a Prefeitura de Santos, o recadastramento também é válido para as pessoas que têm plano de saúde e utilizam eventualmente a policlínica, como, por exemplo, para vacinação. A partir de 24 de outubro, os cadastros que se mantiverem incompletos serão desconsiderados até que o usuário faça a atualização na policlínica.
“Verificamos que temos algumas unidades que atendem bem menos usuários que outras e precisamos redistribuir essa população. Verificamos ainda duplicidade em cadastros e informações desatualizadas, que prejudicam o próprio usuário e o contato da Secretaria de Saúde com ele. Então, é muito importante que a pessoa compareça à unidade”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
Já os pacientes que são acompanhados por agentes comunitários de saúde (ACS) devem procurar o profissional para efetuar a atualização.
LEIA TAMBÉM