PortoSantos

Maior navio da história vai deixar o Porto de Santos nesta quarta

Por conta da saída da embarcação, a travessia de balsas será fechada

A presença do navio CMA CGM VELA, o maior em comprimento com 347,48 metros, sem dúvida foi uma grande atração para moradores e para quem trabalha no Porto de Santos. Mas nesta quarta-feira (26) a embarcação de bandeira alemã vai embora, seguindo rumo à Singapura.

De acordo com a Santos Port Authority, a previsão da saída é por volta das 14h do Terminal da Santos Brasil (Tecom-3). Ele veio para atracar na margem esquerda do porto, do lado de Guarujá. A operação começou às 13h30 e contou com a escolta da Marinha e da Guarda Portuária. O navio tem a capacidade para transportar 10 mil contêineres.

De acordo com a Marinha do Brasil, durante a manobra para a saída do navio será necessária a interrupção momentânea do tráfego de navios no canal do porto e das atividades portuárias. Além disso, a travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida entre as 14h e 15h. Como medida de segurança, nestas duas horas, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados.

Aos usuários do serviço de travessia que precisarem se deslocar para uma das duas cidades [Santos e Guarujá], a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo orienta que o percurso seja feito via terrestre.

O Departamento Hidroviário vai comunicar a suspensão temporária da balsa nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), no site do Departamento e no aplicativo Travessias. A interrupção acontecerá seguindo a determinação da Capitania dos Portos, conforme a portaria 74/2021 e da Marinha do Brasil.

Ação da Praticagem

O navio terá dois práticos da Praticagem de São Paulo para ajudar durante o deslocamento do navio no Canal do Porto de Santos. A escolta terá o apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária.

De acordo com a Praticagem, o trabalho será monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), instalado na sede, com sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros, batimetria e redraft e sistema para determinar o calado dinâmico.

A embarcação tem 347 metros de comprimento e a capacidade para transportar até 10 mil contêineres. Segundo a Praticagem, o navio CMA CGM VELA se aproxima aos da classe ‘New Panamax’, ou seja, embarcações com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca, com capacidade para transportar até 14 mil TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) em uma única viagem.

Ainda de acordo com o órgão, tais navios já foram homologados pela Autoridade Marítima para atracar no Porto de Santos, cujo maior navio recebido até o momento foi de 340 metros de comprimento com, em média, 9 mil TEUs.

LEIA TAMBÉM

Porto de Santos recebe maior navio porta-contêiner e interrompe travessia de balsas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo