O dia mais esperado da torcida brasileira chegou. Nesta segunda-feira (7), às 13h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será realizada a convocação dos atletas que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 20 de novembro. O Brasil vai estrear no dia 24 contra a Sérvia.
A lista será informada no auditório da CBF, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e a expectativa é que não hajam maiores mudanças pelo técnico Tite. Porém se o time base deve ser mantido, há ainda certas dúvidas nos setores defensivos e ofensivos.
Para começar na lateral direita. Chamar ou não Daniel Alves? O jogador de 41 anos é de confiança do treinador, porém nos últimos tempos, além de não estar atuando com regularidade, o condicionamento físico preocupa. Dani Alves estava jogando no Pumas do México, mas foi dispensado e passou a treinar no Barcelona. A alternativa para Tite seria convocar atletas versáteis de outras posições para atuar na lateral direita. O zagueiro Ibãnez (Roma) e o volante Fabinho (Liverpool) são vistos com bons olhos.
Na própria zaga, também há dúvidas sobre quem seriam os reservas de Marquinhos e Thiago Silva. Inicialmente Ibañez e Bremer deram boas impressões. Porém Léo Ortiz (Bragantino) e Felipe (Atlético de Madrid) também tem chances de serem chamados.
A disputa mais acirrada está no meio de campo e justamente no momento mais crítico. Phillipe Coutinho (Aston Villa), se machucou durante os treinamentos e já está fora da Copa. Ele seria uma alternativa para Lucas Paquetá e agora Tite avalia quem pode ser convocado. O favorito seria Everton Ribeiro (Flamengo), que é apontado como o mais cotado. Mas também pode haver uma possibilidade de que um atacante seja chamado. Neste caso a disputa estaria entre Roberto Firmino (Liverpool) e Gabigol (Flamengo).
Ataque
Por fim o ataque. Tite tem um leque de opções para o setor com Neymar (PSG), Firmino, Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabigol, Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Vini Jr (Real Madrid), e Rodrygo (Real Madrid).
Segundo os bastidores, Os nomes de Neymar, Gabriel Jesus, Vini Jr., Rodrygo, Antony e Richarlison já são dados como nomes certos na lista de Tite. Neste caso, restaria apenas uma vaga sobrando. Quem será que vai ocupar esta vaga?
Esta e as demais funções só serão descobertas às 13h, no auditório da CBF. E a missão é voltar a fazer o Brasil campeão mundial após 20 anos. Este já é o segundo maior hiato de títulos de Copa do Mundo, somente atrás do período de 1970 a 1994.
LEIA TAMBÉM
Palmeiras busca empate com o Cuiabá e segue invicto como visitante